Morre primeiro gaúcho vítima de gripe A - Junho

Morre primeiro gaúcho vítima de gripe A - Junho

Caminhoneiro foi também primeira vítima fatal do País

Gripe A começa a tomar força

publicidade

Cai o diploma de jornalismo

O primeiro grande acontecimento de junho de 2009 foi um marco na história da imprensa brasileira. Em vigor havia mais de 40 anos, o diploma para exercício da profissão de jornalista deixou de ser uma exigência no dia 17. A decisão foi recebida com indignação pela categoria, que considerou se tratar de um retrocesso à democracia. Já os oito ministros do Supremo Tribunal Federal (SDTF), que votaram a favor da medida, a obrigatoriedade do diploma seria inconstituicional.

Piso de salão de festas desaba e deixa 114 feridos na Capital

Momentos dramáticos foram enfrentados por mais de mil jovens em Porto Alegre no dia 21. O piso do salão de festas do Ginásio de Esportes Protásio Alves, na vila Jardim, desabou e deixou 114 pessoas feridas, durante um baile funk. Os participantes do evento despencaram de uma altura de aproximadamente 4 metros, caindo no andar térreo do prédio, onde funcionava uma agência dos Correios. O local foi interditado pela Defesa Civil da Capital.

Morre primeiro gaúcho vítima de gripe A

Já no dia 28, o Brasil registrou a morte da primeira vítima de gripe A. O caminhoneiro gaúcho Vanderlei Vial, 29 anos, que estava internado há seis dias no hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, morreu às 10h30min. Ele contraiu a doença em viagem de 17 dias à Argentina. Vial era natural de Erechim.

País/Mundo:
(fonte: AE)


Morre Michael Jackson

O cantor Michael Jackson é levado às pressas no dia 25 para o Centro Médico Universidade da Califórnia, após ter sido encontrado por seu médico particular desacordado na cama. O "Rei do Pop" teve uma parada cardíaca e não respondeu às tentativas de reanimação dos paramédicos. Segundo fontes, Michael chegou ao hospital em coma e morreu antes que pudesse ser transferido para uma sala de cirurgia. Após sua morte, CDs e DVDs e faixas de músicas do "Rei do Pop" alcançaram as primeiras colocações nos rankings de venda, incluindo músicas gravadas no período em que ele integrou a banda da família, o Jackson 5. A morte do cantor foi cercada de suspeitas de uso abusivo de medicamentos.

Atos secretos no Senado colocam em xeque comando de Sarney

Levantamento feito por técnicos do Senado na estrutura administrativa da Casa, aponta a existência de mais de 300 decisões que não foram publicadas, muitas adotadas há mais de 10 anos. Após o início da investigação interna, os atos secretos começaram a sair como "boletins suplementares", inseridos nos respectivos meses a que se referem, com data da época. A primeira secretaria foi avisada em fevereiro de que muitas decisões não saíram da gaveta de Agaciel Maia por tratarem de medidas questionáveis, a maioria para agradar ao grupo do ex-diretor e também do alto comando político. Parentes e amigos do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e de diretores da Casa foram beneficiados.

Encerram as buscas por ocupantes do A330 da Air France

Autoridades da Marina e Aeronáutica do Brasil contabilizam ter encontrado 50 corpos, dos 228 ocupantes do A330 da Air France, desaparecido no Oceano Atlântico em 31 de maio, e dão por encerradas as buscas no dia 30 de junho. A causa da morte da maioria dos passageiros foi politraumatismo - lesões em várias partes do corpo - provocado por forte impacto, fato que reforçou a hipótese de que o avião caiu inteiro no oceano. O primeiro relatório oficial do BEA afirmou que a queda na água foi em posição vertical de 11 mil metros de altura. Antes de perder contato, o sistema alertou a companhia sobre uma sucessão de graves panes nos computadores de bordo, e por fim deu um aviso de "cabine em velocidade vertical", o que pode ser interpretado como uma queda livre.

Selic cai para um dígito pela primeira vez

No dia 10, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) surpreendeu o mercado financeiro ao cortar o juro básico da economia em 1 ponto porcentual, para 9,25% ao ano. A maioria das previsões apontava para redução de 0,75 ponto porcentual. Com este, que foi o quarto corte seguido, o Brasil passa a ter Selic de um dígito pela primeira vez desde que a taxa foi criada em 1986.

Golpe de Estado depõe presidente de Honduras

O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, é retirado de sua casa na manhã de 28 de junho e levado para uma base aérea nos arredores de Tegucigalpa, capital do país, de onde seguiu para a Costa Rica. Segundo os militares, o golpe de Estado teve como objetivo impedir a realização, no mesmo dia, de um plebiscito que poderia dar ao presidente a possibilidade de reeleição, o que é proibido pela Constituição.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895