Motoristas de lotação com passageiros sem cinto serão multados a partir de março

Motoristas de lotação com passageiros sem cinto serão multados a partir de março

Sistema transporta, em média, cerca de 60 mil pessoas por dia

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Prefeitura fará campanha de conscientização para a utilização do cinto

publicidade

A partir de março, os motoristas de táxi-lotação com passageiros sem cinto serão multados, garante a EPTC. Até lá, uma campanha de conscientização fica em vigor para que os condutores orientem os usuários a usarem o equipamento de proteção. Quem for flagrado dirigindo sem cinto já está sendo multado.

A campanha educativa vai ser lançada nesta sexta. Serão distribuídos folhetos informativos pedindo para que o passageiro “Proteja sua vida com um click”. A campanha prossegue durante o ano. A frota do sistema seletivo de lotações é de 437 veículos. Todos dispõem de cinto de segurança nos bancos. Ao todo, são 29 linhas. O sistema transporta, em média, cerca de 60 mil pessoas por dia.

A EPTC pretende implantar sistema de GPS em toda a frota de lotações, mas ainda não há prazo para que isso ocorra. Hoje, as linhas Restinga e Belém Novo possuem o equipamento, que permite controlar velocidade e itinerário. Além disso, 30% dos 437 veículos possuem limitador de velocidade, que não permite ao condutor trafegar a mais de 60km/h. A meta é implantar o sistema em todos. Ainda está sendo avaliada a proposta de implantar o aparelho nos ônibus da Capital.

A cada dois dias, sete reclamações contra motoristas de lotação foram recebidas, no ano passado, pela EPTC, Cappellari disse que parte delas é por velocidade acima do permitido. Em 2012, a média era de 4,5 por dia, destacou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895