MPC emite ação para barrar aumento nas passagens de ônibus na Capital

MPC emite ação para barrar aumento nas passagens de ônibus na Capital

Reajuste está previsto para ocorrer ainda em janeiro

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

publicidade

O Ministério Público de Contas (MPC) solicitou, em uma ação cautelar, que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) evite o aumento de preço nas tarifas de ônibus do transporte público de Porto Alegre, cujo valor atual é de R$ 2,85. Na semana passada, o TCE havia notificado a Prefeitura para prestar esclarecimentos sobre possíveis irregularidades no reajuste do ano passado. A medida decorre de um relatório de Inspeção Especial elaborado por auditores do órgão, que apontaram problemas técnicos no aumento autorizado.

O relator do processo, conselheiro Iradir Pietroski, determinou que o Executivo preste esclarecimentos no prazo de cinco dias úteis. Passado esse prazo, ele define se atende ou não o pedido dos auditores para concessão de cautelar a fim de impedir que a tarifa dos ônibus da Capital volte a ser reajustada até o encerramento do processo. O MPC quer barrar de imediato o aumento.

Fortunati critica data de notificação do TCE

Durante a posse, prefeito reeleito de Porto Alegre, José Fortunati, criticou a manifestação do TCE por ter sido emitida na véspera do Feriadão de Ano-Novo, não dando tempo necessário para a administração se manifestar rapidamente. A direção da EPTC já confirmou que vai remeter os dados solicitados pelo órgão, como o histórico relativo ao sistema tarifário. Conforme a empresa pública foi cumprida a legislação que regula a forma de reajuste das passagens de ônibus na cidade. O próximo aumento deve ocorrer em janeiro.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895