MPC orienta EPTC para não prever indenização

MPC orienta EPTC para não prever indenização

Novo edital de licitação do transporte público deve ser divulgado até dia 20 de setembro

Correio do Povo

publicidade

Até o dia 20, a Prefeitura de Porto Alegre deverá publicar novo edital de licitação do transporte público. O documento está em fase final de elaboração. Na tarde dessa sexta-feira, o Ministério Público de Contas (MPC) e o Ministério Público Estadual (MPE) emitiram recomendação que orienta a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o poder público a se absterem de incluir no edital licitatório ou no contrato com os futuros concessionários qualquer previsão de indenização aos atuais permissionários.

Na semana passada, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Pedro Poli Figueiredo, entregou à EPTC recomendação para que contasse no edital uma estimativa no orçamento do município de impacto financeiro das indenizações que poderiam vir a ser pagas às 12 empresas privadas que hoje controlam o sistema. “Não havendo isso, então que constasse que os novos concessionários assumirão o passivo”, explicou Poli, ontem. Ele estimou ainda um aumento de cinco centavos no valor da tarifa para indenização.

Poli orientou também a retirada da especificação sobre o número de passageiros por metro quadrado. Hoje, seis pessoas dividem cada m² nos veículos. O edital anterior reduzia para quatro. O presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que recebeu as orientações de Poli quanto à indenização, mas que isso depende uma auditoria no sistema para identificar um valor.

Bookmark and Share



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895