Mudanças no estilo de vida são eficazes contra efeito estufa

Mudanças no estilo de vida são eficazes contra efeito estufa

Secar roupa no varal e não na secadora reduziria emissão de carbono

AFP

publicidade

Os Estados Unidos poderiam reduzir sensivelmente suas emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa com medidas simples no dia a dia da população, como a manutenção regular dos automóveis ou o isolamento do sótão, revela um estudo da Academia Nacional de Ciências, divulgado nesta segunda-feira.

Se as famílias americanas adotassem 17 medidas simples, como trocar seu veículo por um mais eficiente, secar roupa no varal e não na secadora ou reduzir o termostato (do aquecimento nas residências), as emissões de carbono seriam reduzidas em 123 milhões de toneladas métricas anualmente no prazo de 15 anos, segundo a pesquisa.

"Isto representa 7,4% do total das emissões do país, um volume ligeiramente superior às emissões totais da França", destaca o coordenador do trabalho, Thomas Dietz, da Michigan State University. "É mais que reduzir a zero todas as emissões nos Estados Unidos decorrentes do refino do petróleo e das siderúrgicas de ferro, aço e alumínio, que estão entre os maiores emissores do setor industrial".

Atualmente, a energia direta usada pelos lares americanos representa 38% das emissões do país, ou 626 milhões de toneladas métricas de carbono, além de 8% das emissões globais e "mais que as emissões de qualquer país, exceto a China".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895