Mulher dá à luz em posto policial na zona Leste de Porto Alegre

Mulher dá à luz em posto policial na zona Leste de Porto Alegre

Este foi o segundo parto realizado na unidade em um ano

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Menino nasceu com 44 cm e 2,185 kg

publicidade

Um bebê nasceu no início da manhã desta terça-feira no posto integrado da 1ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e da 23ª Delegacia de Polícia na rua Barão do Amazonas, vila Maria da Conceição, zona Leste de Porto Alegre. Por volta das 7h30min, Maria de Cátia Ribeiro, 41 anos, já com as dores das contrações, apareceu no saguão de entrada do prédio, sendo atendida pelo comissário Vanderlei Rubim, de 50 anos.

Ao perceber a situação, ele chamou a policial militar (PM) Jamille Herber, de 27 anos, cuja formação inclui primeiros socorros em casos de parto. “Agora tenho experiência prática”, comentou. Colegas dela, que estavam no posto, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No entanto, a mulher entrou em trabalho de parto ainda no saguão. “Nem deu tempo de coloca-lá em um sofá”, recordou a soldado Jamille. A mulher foi deitada em cima de um tapete posto às presas no chão. A criança, um menino, nasceu em seguida, sendo amparada pela PM. “Foi emocionante ficar com ele nas mãos”, recordou.

O bebê foi limpo e colocado no peito da mãe, ficando aquecido também por um casaco devido à baixa temperatura naquele horário. “Desenrolei o cordão umbilical que estava em volta dele”, lembrou a policial militar. A equipe do Samu chegou depois e realizou os procedimentos necessários, como o corte do cordão umbilical. A mãe e a criança foram internadas no Centro Obstétrico do Hospital Femina. O bebê nasceu com 44 centímetros e 2,180 quilos. Ambos passam bem segundo os médicos.

Conforme o comissário Rubim, as dores do parto foram substituídas pela felicidade da mãe, que já tem outros três filhos. “Aqui, a gente acaba prestando assistência social aos moradores”, destacou o agente ao falar da realidade no entorno do posto policial.

Este é o segundo caso de parto realizado no posto policial em menos de um ano. Há cerca de seis meses, uma outra moradora da região foi socorrida pelos policiais, que realizaram o parto de uma menina.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895