Mulher espera por cinco horas para salvar mãe de cheia do rio Caí

Mulher espera por cinco horas para salvar mãe de cheia do rio Caí

Prefeitura de Montenegro estima que chuvas afetam 33% do total de habitantes da cidade

Marcos Koboldt/ Correio do Povo

Cheia do rio Caí afeta 20 mil habitantes em Montenegro

publicidade

A cheia do rio Caí chegou a Montenegro e obrigou diversos moradores a deixarem suas casas. Mais de 150 famílias foram forçadas a saírem de suas casas e pelo menos 60 pessoas haviam sido levadas para o Parque Centenário. Estimativas da prefeitura apontam cerca de 20 mil pessoas afetadas pela enchente, correspondendo a 33% do total de habitantes.

• Veja fotos dos estragos desta sexta-feira
• Veja fotos dos alagamentos da quinta-feira

A auxiliar de produção Elise Wadenphu foi uma das afetadas pelas chuvas. Mas além do drama da cheia, ela ainda precisou ajudar sua mãe, Maria de Jesus Gonçalves, que é cadeirante. Elise relatou que precisou aguardar quase cinco horas para retirá-la em segurança: “Pedimos socorro às 6h. Nosso medo era o barco virar, por isso esperamos um equipamento melhor vir”.

O segurança Leonardo Mosquer enfrentou a correnteza e, com a água batendo nos joelhos, certificou-se que se sua mãe estava bem. “Nossa casa é mais alta. O pátio foi tomado. Meu cunhado não teve tanta sorte. Tudo ficou molhado e eles passaram à noite em cima do telhado”, contou.

Muitas pessoas preferiram ficar em casa com medo de saques. O industriário Mario Holz não conseguiu convencer a mãe, Edela Holz, a deixar a casa. “Liguei várias vezes antes da enchente, mas ela quis proteger seus bens. Qualquer coisa os vizinhos estão prontos para ajudar”, disse.

No bairro Municipal, a dona de casa Bernadete do Carmo Figueiró relutou em sair do local onde mora mesmo com o Caí perto de invadir a sala e a cozinha. “Tenho receio dos fundos. Está tudo cheio da água e a parede ameaça desabar”, confidenciou.

Cheia em Montenegro é uma das maiores da década | Foto: Prefeitura de Montenegro /CPCheia do rio Caí é uma das maiores da década | Foto: Prefeitura de Montenegro / CP

Nível do rio se aproxima do registrado na maior cheia da década

Conforme o chefe de gabinete da prefeitura de Montenegro, Marcelo Silva, as medidas adotadas conseguiram reduzir os prejuízos. “Avisamos desde a manhã de quinta-feira sobre a cheia do Caí com carros de som. Adquirimos várias unidades de Kit Enchente e, mesmo assim, muitas pessoas insistiram em permanecer nas suas casas e o resgate só foi possível com barcos”, assinalou.

Os bairros Industriários, Olaria, Ferroviário, Municipal e Centro (parte baixa) foram os mais atingidos. A água atingiu 6,35 metros acima do nível normal às 9h30min. Em 2007, anos em que foi registrada a maior cheia da década na cidade, o rio chegou a 6,58 metros.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895