Mulher mata família em Novo Hamburgo - Abril

Mulher mata família em Novo Hamburgo - Abril

Roselani D'Ávila confessou assassinato do marido, da irmã e da sobrinha

Roselani D´Ávila foi presa após confessar os crimes

publicidade

Febre amarela assusta

O surto de febre amarela permaneceu assombrando os gaúchos no mês de abril, quando o número de cidades na área de risco chegou a 182. Mais de 2,5 milhões de doses da vacina contra a doença já haviam sido distribuídas no Estado. Viagens a esses locais, acampamentos junto a matas, na beira de rios ou zonas rurais foram desaconselhados pelas autoridades de Saúde. Alertas sobre a imunização foram afixados em postos de saúde e hospitais do Rio Grande do Sul.

Mulher mata família em Novo Hamburgo

Na madrugada do dia 14 e no amanhecer de 15 de abril, em dois bairros nobres de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, a empresária Roselani Radaelli Picinini D’Ávila, de 47 anos, esfaqueou e matou o marido Flávio Machado D’Ávila, de 54 anos, a irmã Rosangela Radaelli Picinini de Freitas, de 45 anos, e a sobrinha e afilhada Maria Francisca de Freitas, de 6 anos de idade, e depois tentou o suicídio. Ela, porém, sobreviveu e foi indiciada por triplo homicídio por motivo torpe e com agravante da premeditação do crime. O resultado do exame de sanidade mental realizado em Roselani em dezembro deste ano indicou que a mulher não tinha condições de entender a ilicitude do ato nem de se determinar. A mulher está recolhida no Instituto Psiquiátrico Forense, em Porto Alegre.

Suspeitas de corrupção na Ulbra

No dia 17 de abril foi anunciada a renúncia do reitor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Ruben Becker. Fundador da instituição há quase 37 anos, ele não resistiu às pressões envolvendo suspeitas de corrupção em sua gestão. No mesmo dia, uma ordem judicial determinou que a Polícia Federal (PF) lacrasse o terceiro andar da reitoria no campus central, em Canoas. O juiz da Vara Federal do município, Guilherme Pinho Machado, afirmou que a interdição do local "Foi uma medida preventiva para evitar uma eventual retirada de documentos ou arquivos de computadores". O ex-diretor de unidades da Ulbra em Ji-Paraná (Rondônia) e Palmas (Tocantins) Marcos Fernando Ziemer, gaúcho de Ijuí, foi escolhido e empossado reitor da instituição.

País/Mundo:
(fonte: AE)

Gripe A se prolifera no mundo

Com a primeira morte e os primeiros casos de gripe A confirmados no México em meados de abril, a doença desafia autoridades do mundo todo. No Brasil, o Ministério da Saúde confirma quatro casos: dois em São Paulo, um no Rio e outro em Minas Gerais. Em todos, no entanto, os pacientes recuperam-se bem. Três deles contraíram o vírus A (H1N1) durante viagem ao México e o outro, aos Estados Unidos. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que o País se prepara para tratar e combater a doença. Pessoas com sintomas da gripe suína - febre alta acima de 38ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, dores musculares e nas articulações - passaram a ser monitoradas pelo Ministério da Saúde. Para confirmar as infecções, foram usados kits de diagnósticos vindos dos Estados Unidos.

Dilma anuncia tratamento contra o câncer

Principal nome do governo para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, comunica a retirada de um tumor na axila esquerda e o início do tratamento contra um câncer linfático, doença que atinge o sistema sanguíneo, no dia 25 de abril. Coordenadora do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), principal vitrine do governo Lula, a presidenciável avisou que não pretendia reduzir a rotina de trabalho, mesmo com as sessões de quimioterapia a que se submeteria. "O que está em pauta é enfrentar esse desafio e sair mais forte do lado de lá", afirmou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895