Mulheres participam de passeio de motocicletas na Capital

Mulheres participam de passeio de motocicletas na Capital

Evento ocorreu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Mauren Xavier / Correio do Povo

Usina foi o local de chegada

publicidade

As ruas de Porto Alegre foram invadidas na manhã deste domingo por motociclistas, mas com um toque mais feminino. Cerca de 45 motos participaram do 1º Passeio Moto Mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que foi comemorado na quinta-feira passada. O evento foi promovido pelo Sindimoto, com apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Departamento de Trânsito do Rio Grande do Suk (Detran/RS), entre outras entidades e organizações.

Segundo uma das organizadoras do evento, Ana Paula de Moraes a ideia é que o evento seja realizado anualmente sempre no primeiro domingo depois do dia da mulher. “As motociclistas estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho. Então é preciso dar uma atenção especial para elas, além de chamar a atenção dos homens para essa presença maior das mulheres no trânsito”, explicou ela, que também é diretora do Sindimoto.

O grupo saiu do Parcão e seguiu até a Usina do Gasômetro, passando pela avenida Ipiranga. Na Usina, houve distribuição de rosas às mulheres e orientações sobre o câncer de mama, que foi o tema principal do passeio. A iniciativa teve o apoio do Instituto da Mama do RS (Imama), que prestou esclarecimentos e distribuiu material informativo.

O câncer de mama é a segunda causa de mortes entre as mulheres brasileiras, sendo que o Rio Grande do Sul ocupa o segundo lugar entre os estados em número de casos. Outro alerta é com o fato de que 45,4% dos diagnósticos ocorrem quando a doença já está em estágio avançado, reduzindo as chances de cura.

Já a equipe de educação no trânsito da EPTC contribuiu com a divulgação do guia do motociclista consciente, que traz orientações para evitar acidentes, além dos cuidados em relação ao carona. Segundo o diretor de trânsito da EPTC, Carlos Pires, é importante reforçar os cuidados para que haja uma redução no número de acidentes.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895