Multa para quem pichar em Porto Alegre pode aumentar em dez vezes

Multa para quem pichar em Porto Alegre pode aumentar em dez vezes

No entanto, nenhum detido pela Guarda Municipal em 2016 efetuou pagamento

Eduardo Paganella / Rádio Guaíba

Mercado Público passou por limpeza após pichação em fachada

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre pode aumentar em dez vezes os valores de multas para quem for flagrado pichando. De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, kleber Senisse, um novo projeto de lei sobre o tema está sendo elaborado. A proposta prevê o aumento dos valores pelo crime de pichação que, atualmente, variam entre R$ 585 e R$ 2,9 mil.

• Após limpeza, Mercado Público deve receber nova pintura na fachada

Em entrevista à Rádio Guaíba nesta quarta-feira, o coronel afirmou, no entanto, que busca alternativas para responsabilizar e cobrar os envolvidos no crime de pichação, já que ninguém que foi detido em 2016, por exemplo, pagou multa. “Das 46 prisões por pichação no ano passado, nenhuma pessoa pagou a multa administrativa. Então essa é uma preocupação. Não adianta a Guarda Municipal efetuar a prisão e depois não ter uma responsabilização", lamentou.

No ano passado, 46 pessoas foram detidas pela Guarda Municipal depredando o patrimônio público. Neste anos, já são oito detenções por pichação. Em muitos casos, os detidos indicam endereços falsos, o que dificulta a localização dos envolvidos para a cobrança.

O secretário defendeu que, na hora do flagrante, deve haver uma prudência da autoridade policial para identificar o tipo de crime cometido. A sugestão é de que os inquéritos tipifiquem as pichações como crimes de dano ao patrimônio público, privado, patrimônio histórico ou formação de quadrilha. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895