Municípios da Serra calculam prejuízos após temporal

Municípios da Serra calculam prejuízos após temporal

Farroupilha decretou situação de emergência

Correio do Povo

Cerca de 400 casas foram atingidas pelo granizo

publicidade

As cidades da Serra atingidas pelo temporal dessa segunda-feira estão calculando os prejuízos. O município de Farroupilha, com cerca de 400 casas danificadas, decretou situação de emrgência. A cidade necessita de lonas e telhas, mas de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Ivan Martins, nem as lojas possuem mais materiais para vender aos moradores que tiveram as residências atingidas pelo granizo.

O telhado de um prédio anexo ao Colégio Estadual Farroupilha, onde funcionava um laboratório e um refeitório, desabou. Duas merendeiras foram encaminhadas ao hospital São Carlos com ferimentos leves. Elas já foram atendidas e liberadas. O edifício está interditado e as aulas foram suspensas, segundo o tenente.

Em Caxias do Sul, o vento forte destelhou 120 casas, derrubou 60 árvores e em torno de 500 pessoas foram atingidas com danos materiais. As regiões mais afetadas são Desvio Rizzo, Bom Pastor, Fátima, Planalto e Monte Carmelo. No estádio Centenário, uma das torres de luz caiu em direção a uma vila na chamada Zona do Cemitério. Apesar do susto, a estrutura não feriu ninguém. Um muro do clube também desabou, atingindo dois carros. No campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) vidros foram estilhaçados pelo granizo e os alunos foram liberados.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto informou que a queda de uma árvore rompeu uma adutora de água bruta do Sistema Faxinal. Equipes da autarquia foram ao local, na região de Ana Rech, e realizaram o conserto na manhã desta terça. O bombeamento já foi retomado e a distribuição à cidade está prevista até a noite de hoje. Por enquanto, mais de 300 mil moradores permanecem sem água. O serviço deve ser normalizado gradativamente até quinta-feira.

A tormenta atingiu também a cidade de Bento Gonçalves. O Corpo de Bombeiros do município atendeu  chamados de árvores caídas e destelhamento de casas em diversos bairros, entre eles São Roque, Centro, Vila Nova III e São Bento. Em Carlos Barbosa, o temporal foi responsável por destelhar ao menos 15 residências. 

Os ventos chegaram a 63km/h em Canela e fecharam o Parque do Caracol. Pelo menos 50 árvores nativas do local foram arrancadas com a força do vento. Sem energia elétrica, parque foi fechado por tempo indeterminado para a remoção dos galhos. De acordo com a prefeitura, 70% das churrasqueiras foram destruídas. O temporal também danificou telhados de residências e da escola Machado de Assis. As aulas foram suspensas nesta terça.

Ao menos 12 postes caíram nas ruas da cidade e 10 árvores interromperam o tráfego na ERS 446 e na RSC 470 durante a madrugada. Na cidade de Garibaldi, os bombeiros receberam 64 chamados, incluindo destelhamentos e quedas de árvores.

Cai para 11
mil o número de pontos sem luz

Caiu para 11 mil o número de clientes sem luz na Serra, conforme a RGE. A concessionária atua na recuperação da rede para normalizar a distribuição de energia elétrica. Um novo levantamento deve ser divulgado às 21h desta terça. A situação ocorre em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Nova Petrópolis, Carlos Barbosa, São José dos Ausentes e Jaquirana.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895