Municípios gaúchos são destaques em premiação do Sebrae

Municípios gaúchos são destaques em premiação do Sebrae

Prefeituras apresentaram investimentos em infraestrutura e sustentabilidade

Felipe Samuel

Projetos de sustentabilidade e iniciativas inovadoras de sete municípios gaúchos foram destaques

publicidade

Projetos de sustentabilidade e iniciativas inovadoras de sete municípios gaúchos foram os destaques nesta quarta-feira do Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor, no Tá na Mesa, da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul). A cerimônia realizada em Porto Alegre homenageou ainda os 50 anos de atuação do Sebrae.

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (MDB), apresentou um programa de investimentos, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a partir da recuperação de um empréstimo de 23 milhões de dólares. A prefeitura aplicou os recursos em obras de revitalização do Centro, incluindo macrodrenagem e requalificação completa dos espaços públicos. O contrato foi executado em dois anos - com dois anos de antecedência do prazo original - e acabou se tornando um case do BID.

“Fizemos toda a revitalização do centro da cidade desde obras de macrodrenagem até embelezamento. Na prevenção à violência, implantamos um grande programa de prevenção à violência que aconteceu nos territórios de risco, e que também se tornou um exemplo”, destacou. Além da importância de diversificar a matriz econômica, baseada essencialmente no setor calçadista, Fátima ressaltou a construção de um centro de inovação tecnológica. O município venceu na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos, com o projeto Recuperação do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado.

Na categoria Inovação e Sustentabilidade, o município de Santiago foi o grande vencedor com o projeto Pila Verde. A iniciativa estimula a troca de lixo orgânico por uma moeda local que tem valor de compra nas feiras de agricultura familiar. Cada cinco quilos de lixo orgânico valem um Pila Verde, que é equivalente a R$ 1. Os resíduos arrecadados são transformados em adubo, que depois serve para melhorar a produção nas propriedades rurais. O prefeito Tiago Gorski Lacerda (PP) destacou a importância do projeto.

“O segredo do sucesso é a simplicidade. É uma política pública extremamente simples, que dá resultado e principalmente tem o engajamento da sociedade, porque toda política pública que traz benefícios direto para o bolso do cidadão ela se torna muito fácil de perenizar como política pública”, afirmou. O presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, destacou os projetos implementados nos municípios premiados e ressaltou que as iniciativas têm foco no desenvolvimento de pequenos negócios.

Cardoso afirmou que muitas vezes os pequenos empresários têm seus sonhos adiados pela falta de uma política que incentive o empreendedorismo. “É fundamental que tenhamos em mente que as prefeituras são o elo essencial ao desenvolvimento econômico. Muitas são as iniciativas empreendedoras que por vezes não conseguem ir adiante justamente por causa de entraves burocráticos”, comparou.

Completam a lista de homenageados o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso (MDB); de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT); de Panambi, Daniel Hinnah (MDB), de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PP); de Rio Grande, Fábio Branco (MDB).

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895