Municipários protestam contra possível privatização da Carris

Municipários protestam contra possível privatização da Carris

Ato teve bloqueio da garagem com abraço de servidores

Correio do Povo

Servidores "abraçam" a sede da Carris em protesto contra possível privatização

publicidade

Centenas de servidores de Porto Alegre protestam nesta sexta-feira contra possível privatização da Carris. Os municipários abraçaram a sede da empresa de ônibus, na rua Albion, "em defesa ao transporte público na Capital". Durante o ato, a garagem ficou bloqueada, e os ônibus não conseguiram entrar e sair da empresa. Os servidores fizeram também uma caminhada no bairro Partenon. O protesto ocorreu sob os gritos de "não à privatização".

O prefeito Nelson Marchezan Júnior declarou em setembro que a Carris "não era viável", e que um projeto para privatização ou licitação das linhas da empresa deveria ser encaminhado ao Legislativo. O prejuízo da empresa gira em torno de R$ 50 milhões ao ano. “Tudo na Carris demanda licitação, então não podemos comprar peças de manutenção em grande quantidade, não podemos trocar os ônibus por outros com a própria empresa. Tudo isso gera prejuízo, um prejuízo muito grande”, falou o prefeito à época.

O servidores vinculados ao Sindicado dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) estão realizando diversos protestos em Porto Alegre. A categoria está em greve desde o dia 5. A mobilização é contra o parcelamento dos salários - que ocorre desde junho. Eles reivindicam também a retirada de projetos de lei enviados pela Prefeitura à Câmara Municipal que alteram o Estatuto dos Funcionários Públicos e a Lei Orgânica.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895