Municipários reivindicam reajuste em frente à Prefeitura de Porto Alegre

Municipários reivindicam reajuste em frente à Prefeitura de Porto Alegre

Servidores relatam 32% de perda salarial em cinco anos

Giullia Piaia

publicidade

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) realizou uma manifestação em frente ao Paço Municipal, no fim da tarde desta quinta-feira. Além do ato, foi entregue à prefeitura um documento endereçado ao prefeito Sebastião Melo.

"Estamos entrando no sexto ano sem sequer a reposição da inflação. Sem a reposição os municipários não aguentam mais. Tivemos a última reunião com o Melo em dezembro e desde então as negociações foram suspensas e o prefeito não apresentou nenhuma proposta concreta oficial de reposição aos servidores. São 32,64% de perdas, só pela não reposição", apontou o diretor geral do Simpa, João Ezequiel.

No documento endereçado ao prefeito, o Simpa pede a retomada da negociação. "E que o Melo apresente uma proposta de reposição inflacionária oficial aos servidores. Os servidores estão empobrecendo de fato. Muitos colegas ligam para o sindicato pedindo auxílio de cestas básicas, é uma situação dramática", relatou Ezequiel.

Elaine Silveira, representante do conselho do departamento municipal de previdência dos servidores públicos do município de Porto Alegre (PREVIMPA), explicou que mais servidores estão tendo que pagar a alíquota de 14% de desconto do INSS. "A insenção de pagamento da alíquota era até o teto do INSS. E agora a isenção é até dois salários mínimos. A partir de agora, o aposentado com dois salários mínimos já paga 14%."

"No meu caso, isso representou uma perda de mais de mil reais. Foi um baque", lamentou Claudia Sepé, municipária aposentada. No ato, a professora também pedia pela valorização do serviço público. "Houve superávit de arrecadação em 2021 e não vemos retorno desses impostos nos serviços", reclamou. 

Os municipários não desconsideram a ideia de uma greve. "A nossa ideia é que daqui pra frente a gente intensifique o movimento, chamar a categoria cada vez mais. Caso não haja resposta do governo, uma greve de todos os municipários não é descartada", finalizou Ezequiel.

Representantes do Simpa foram recebidos pelo secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, durante a tarde. O sindicato fez suas reinvidicações e a prefeitura disse, em nota, que "as solicitações serão levadas ao prefeito Sebastião Melo".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895