Mural alusivo à Mata Atlântica é atração em escola de Porto Alegre

Mural alusivo à Mata Atlântica é atração em escola de Porto Alegre

Outra obra será feita por artista paulista no bairro Navegantes nos próximos dias

Felipe Nabinger

Primeiro mural já decora escola no bairro Sarandi, em Porto Alegre.

publicidade

O primeiro dos dois painéis multicoloridos em homenagem à Mata Atlântica, assinados pelo artista plástico paulista Filiage, já estampa um dos muros da escola Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi. A ação faz parte do projeto Muros na Mata Atlântica, que visa levar a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles, celebrando a biodiversidade. Com aproximadamente cem metros quadrados, a pintura iniciou no último dia 24 de maio. O espaço foi escolhido pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

“Esse é um projeto que faço desde 2015. Não foco tanto nos animais da região. Geralmente utilizo animais da mata em geral. Claro que há animais que são mais típicos. Aqui, foram o bicho-preguiça, a arara e o pássaro maria-leque”, explica o artista. Filiage, que já entregou murais em m Campinas, Mauá e São José do Rio Preto, em São Paulo, Joinville, em Santa Catarina, Curitiba, no Paraná, e Gramado, na serra gaúcha, também realizou palestras.

Na conversa com estudantes, ele fala sobre seu trabalho artístico e elementos da arte urbana, que envolve, além do grafite, teatro e música. “Falamos como as instalações interferem no espaço urbano e criam uma transformação”, ressalta. Há também um trabalho de conscientização. “Hoje, a mata tem no máximo 10% do que tinha em relação à época do descobrimento. Mesmo assim, 70% da população brasileira vive em áreas de Mata Atlântica. É onde está a água, e sem ela acabou a vida”, frisa.


Mural na escola Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Foto: Guilherme Almeida

O segundo painel, com as mesmas dimensões, estava previsto para colorir um muro na rua Pernambuco, no bairro Navegantes. No entanto, devido a questões que envolvem a visibilidade da obra, ela será realizada, conforme o artista, em uma rua próxima, ainda a ser confirmada. A previsão é que esse painel fique pronto até 1º de junho. Os animais retratados serão uma onça e uma coruja.

Nascido em São José do Rio Preto, mas morador de Campinas, em São Paulo, Alexandre Filiage atuou como ilustrador publicitário e viveu por nove anos na Espanha. No retorno ao Brasil, desenvolveu a técnica do muralismo com diversidade de cores e formas estilizadas de animais e plantas. O artista tem obras exibidas e murais realizados na Alemanha, Espanha e Turquia. O projeto do projeto nacional Muros na Mata Atlântica conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do governo federal, e tem o patrocínio da AkzoNobel, por meio da Coral e do Movimento Tudo de Cor, além do apoio da prefeitura de Porto Alegre.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895