Museu das águas é fundado em Porto Alegre

Museu das águas é fundado em Porto Alegre

Local terá finalidade de chamar atenção para crise hídrica no planeta

Cláudio Isaías

Museu das águas é fundado em Porto Alegre

publicidade

A comissão Pró-Museu das Águas de Porto Alegre (Musa), realizou neste domingo no Dia Mundial da Água, a cerimônia de fundação do Museu das Águas de Porto Alegre. O evento foi realizado na Usina do Gasômetro. A presidente da comissão Pró-Musa, Zoravia Bettiol, e coordenador Luiz Antônio de Grassi, destacaram que o museu terá finalidade de chamar a atenção para a crise hídrica no Mundo, no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre. Dois locais, são sugeridos pela comissão, para a construção do museu: próximo ao anfiteatro Pôr do Sol e no Parque Marinha do Brasil, próximo do viaduto Dom Pedro I.

Zoravia Bettiol defendeu a proposta que seja feito um concurso nacional para a escolha do projeto arquitetônico do museu. O trabalho será coordenado pelo Instituo dos Arquitetos do Brasil do Rio Grande do Sul (IAB/RS). Segundo Grassi, a instituição terá uma parte histórica com a exposição de utensílios ligados ao uso da água, como por exemplo, cerâmicas indígenas e torneiras antigas. Na parte educativa, está previsto a colocação de maquetes, cartazes e jogos para crianças e adultos que vão abordar a questão da importância e da gestão da água. O museu terá um acervo de obras de arte relacionados a água. No local, haverá ainda um espaço destinado ao teatro e cinema.

A Associação dos Amigos do Museu das Água de Porto Alegre (Amusa) participa hoje, às 14h, da Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre. A artista plástica Zoravia Bettiol fará uma palestra sobre o Museu das Águas de Porto Alegre. Em maio, juntamente com o Memorial da Justiça Federal, a Comissão Pró-Museu da Águas de Porto Alegre, participará da 13ª Semana dos Museus, que será realizada de 18 a 24 de maio. O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895