Museu de Arte de Porto Alegre recebe intercâmbio de biblioteca americana

Museu de Arte de Porto Alegre recebe intercâmbio de biblioteca americana

Palestra sobre gestão de coleções na Biblioteca do Congresso dos EUA foi proferida por Beatriz Haspo

Correio do Povo

O auditório do MARGS ficou cheio para ouvir a especialista

publicidade

O Projeto de Digitalização do Acervo Documental do Museu de Arte do RS (MARGS), viabilizado com recursos do Fundo de Embaixadores para Preservação Cultural (Ambassadors’ Fund for Cultural Preservation), recebeu, na tarde desta sexta-feira, a palestra “Experiências de preservação e gestão de coleções na Biblioteca do Congresso dos EUA”, no auditório do MARGS.

Diretora de Coleções da Divisão de Gestão e Preservação de Coleções da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, Beatriz Haspo palestrou sobre sua experiência de digitalização e guarda de acervos em uma das maiores bibliotecas do mundo, com obras em mais de 470 línguas, expostas em três prédios diferentes, além de dois outros prédios para acondicionamento de livros fora de exposição. “Uma das coisas que me impactou bastante neste projeto foi o comprometimento do MARGS com a comunidade que vai usurfruir do resultado do projeto”, disse Haspo. 

Palestras e intercâmbios entre funcionários do MARGS e de museus americanos fazem parte do projeto. O fundo destinado ao MARGS tem valor de US$ 42 mil e proporcionou aquisição de computadores e scanners de precisão para garantir qualidade na digitalização dos documentos, além da contratação de serviços de profissionais de diferentes áreas para a prestação de trabalhos especializados junto à equipe do Museu.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895