Museu do Comando Militar do Sul recebe doação de simulador de viatura
Material foi cedido pela empresa AEL Sistemas
publicidade
O Museu Militar do Comando Militar do Sul (CMS) recebeu um simulador de viatura blindada de transporte de pessoal médio sobre rodas – Guarani, doação da empresa AEL Sistemas em parceria com a Iveco, empresa responsável pela produção da viatura no Brasil. O veículo faz parte de uma família de blindados de combate, desenvolvida no Brasil pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro.
O simulador passa a integrar o acervo do museu e tem por finalidade transmitir aos integrantes das organizações militares informações a cerca das especificações técnicas da viatura, além de sanar dúvidas em relação a utilização de seus equipamentos e componentes. O simulador é composto por uma cabine de motorista de alta fidedignidade, pela qual o público visitante poderá conduzir a viatura de forma imersiva, e por uma estação de instrutor integrada, que será responsável pelo acompanhamento e coordenação do exercício virtual. Versões mais complexas do mesmo simulador são usadas por diversas organizações militares do Exército para treinamentos. De acordo com o CMS, a versão recebida pelo museu proporcionará entretenimento, interação, conhecimento e divulgação do processo de modernização tecnológica da força terrestre do Exército para o público visitante.
O presidente da AEL Sistemas, Gal Lazar, destacou que a parceria da empresa com o Exército já dura muitos anos. “Sempre foi uma parceria muito importante para nós. Não temos outra razão para a existência da empresa que não seja ter os clientes utilizando nossos produtos. Esse simulador simboliza mais que tudo essa parceria”, afirmou. “Esperamos que ele contribua para o CMS e para os visitantes do Museu. Às vezes temos a oportunidade de contribuir para a sociedade e eu acho que esse contato é muito importante, é ele quem vai trazer os futuros soldados do CMS e os futuros funcionários da AEL”, finalizou.
O comandante militar do Sul, General Valério Stumpf Trindade agradeceu a cessão do material. “Vai trazer uma nova vida ao Museu, que já é um dos mais visitados do Estado. É importante ter um local onde a gente possa reunir nosso patrimônio histórico, onde a gente possa cultuar a história militar, de forma que as novas gerações enxerguem o trabalho realizado por aqueles que os antecederam.”