Nível do Guaíba chega a 2,70 metros apesar da pouca chuva

Nível do Guaíba chega a 2,70 metros apesar da pouca chuva

Ventos do quadrante Sul colaboraram para aumento da marca

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

Nível do Guaíba chega a 2,70m apesar da pouca chuva

publicidade

Mesmo com o baixo volume de chuvas em Porto Alegre desde essa terça-feira, o nível do lago Guaíba chegou a 2,70 metros na manhã desta quarta no Cais Mauá, indicando um aumento de 18 centímetros nas últimas 24 horas, segundo a medição do Sistema Metroclima. A marca é apenas 24 centímetros abaixo do pico da cheia de 2,94 metros, registrada no último sábado.

Nessa terça-feira, o nível havia baixado para 2,52 metros. Os ventos do quadrante Sul, na parte Norte da Lagoa dos Patos, local onde a chuva foi mais forte, fizeram o Guaíba sofrer a nova elevação. A média histórica do lago para o mês de outubro é de 0,97 metros de altura. Embora as águas só transbordem acima de 3 metros, a elevação foi suficiente para que o cais ficasse alagado e lâminas de água chegassem à avenida Mauá, nesse final de semana.

Já a região das ilhas, que não conta com sistema de drenagem como os demais bairros da Capital, começou a ficar inundada quando o Guaíba ainda estava em torno de 2 metros de altura. Quase todos os cerca de 8 mil moradores foram atingidos pela enchente, sendo que muitos ainda não voltaram para casa. Cerca de 230 pessoas permanecem abrigadas no Ginásio Tesourinha e outras centenas seguem em barracas próximas às casas ou acolhidas por amigos e parentes.

A Prefeitura da Capital instalou geradores alugados, desde ontem, para evitar que quedas de energia elétrica paralisem sete das 19 casas de bombas de drenagem. Em princípio, os equipamentos serão mantidos até a próxima sexta-feira.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895