Nível do Guaíba no Cais Mauá supera marca de alerta para cheias

Nível do Guaíba no Cais Mauá supera marca de alerta para cheias

Altos volumes nos afluentes podem causar inundações na região das Ilhas

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Altos volumes nos afluentes podem causar inundações na região das Ilhas

publicidade

A chuva frequente, e em altos volumes, que atingiu o Rio Grande do Sul no começo da semana, provoca forte acúmulo de água nos afluentes do Guaíba. Nesta quinta-feira às 23h, a régua de medição no Cais Mauá indicava 2,23 metros de profundidade, ultrapassando o limite de alerta para cheias.

O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) informou que é muito alto o risco de cheia do Guaíba nas ilhas nos próximos dias e no começo da próxima semana com prováveis inundações. Quase todos rios que desembocam no Guaíba estão sob cheia. A principal preocupação é com o rio Jacuí, em razão da chuva de 300/400 mm no Centro do Estado.

Algumas famílias conseguiram retornar às suas casas, mas o número de desalojados cresceu no Rio Grande do Sul, conforme boletim da Defesa Civil. No balanço, divulgado no fim da tarde desta quinta-feira, a quantidade de famílias que tiveram de deixar suas casas subiu de 441 para 474, enquanto caiu o número de desabrigados (de 337 para 324 famílias).

No total, 2.003 residências foram atingidas por danos das chuvas em todos o Estado. Sete rodovias estaduais seguiam com bloqueio total no fim da noite desta quinta. Um total de 70 municípios foi afetado. Em Santa Maria, todas as famílias que estavam em abrigos conseguiram retornar para casa.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895