person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Número de afetados pelas cheias já passa de 5 mil no Rio Grande do Sul

Cinco municípios decretaram situação de emergência

Águas já saem dos bueiros em Porto Alegre | Foto: Mauro Schaefer

Mais de cinco mil pessoas que vivem em áreas ribeirinhas já foram afetadas pelas cheias no Rio Grande do Sul. O balanço mais recente da Defesa Civil atualizou o número de atingidos, de 3.848, na noite passada, para 5.105. São 1.320 pessoas que tiveram de se abrigar em espaços públicos e 3.786 desalojados, em casas de amigos ou parentes.

O município de Roca Sales, no Vale do Taquari, incluído no último levantamento da Defesa Civil, soma mil pessoas desalojadas e 45 desabrigadas devido à maior enchente, em 64 anos, do rio Taquari. O pico, na madrugada de quarta-feira, chegou a 27 metros e 39 centímetros. A cheia também atingiu municípios como Lajeado (com 700 fora de casa), Estrela (com 73 desabrigados e desalojados), Bom Retiro do Sul (com 250 afetados) e Arroio do Meio (com 100 desabrigados).

Outro município incluído na lista é Eldorado do Sul, que contabiliza 143 desalojados e 82 desabrigados. A cheia do rio Jacuí atinge os bairros Vila da Paz, Cidade Verde e Chácara, além de localidades da zona rural.

Cinco cidades em situação de emergência

Além de São Jerônimo (que relatou 1.215 afetados), Arroio do Meio, Caxias do Sul (com 20 desalojados e uma morte) e São Sebastião do Caí (que abriga 160 moradores em locais públicos), a cidade de Montenegro também decretou situação de emergência.

Na quinta-feira, o rio Caí atingiu o índice de 8,17m. O município relata que 15 pessoas deixaram as residências e foram paras casa de amigos e parentes. Outras 18 seguem abrigadas em um ginásio.

Em Porto Alegre, onde o nível do Guaíba alcançou 2,61 metros, na manhã de hoje, três pessoas de uma mesma família tiveram de sair de casa na Ilha dos Marinheiros, ainda nessa sexta-feira. O limite de transbordamento do Cais Mauá é de 3 metros. 

Camila Diesel / Rádio Guaíba