Nível do Guaíba sobe e atinge marca de 2,61 metros neste sábado

Nível do Guaíba sobe e atinge marca de 2,61 metros neste sábado

MetSul alerta para possibilidade de alagamentos na área da Rodoviária e avenida Voluntários da Pátria

Por
Correio do Povo e Rádio Guaíba

Cheia do Guaíba já atingiu 2,61 metros neste sábado


publicidade

O nível do Guaíba atingiu, às 5h da manhã deste sábado, a marca de 2,61metros e superou o recorde de 2,60 metros da grande enchente de 1984, segundo informou a MetSul - Metroclima. A cheia atual passa a ser uma das maiores da história do Guaíba ficando atrás dos registros de 1941, 1967, outubro de 2015 e outubro de 2016. 

Na noite dessa sexta-feira, as águas do Guaíba começaram a refluir pela rede de esgoto no Quarto Distrito, na zona Norte de Porto Alegre, e deixaram algumas vias alagadas. 

Foto: Fabiano do Amaral

Com o nível do Guaíba acima de 2,60 metros, a MetSul alerta para a possibilidade de alagamentos, ainda neste sábado, na área da Rodoviária, avenida Voluntários da Pátria e transversais em razão de refluxo das águas do Guaíba pelos esgotos.

Ilhas do Guaíba

Mesmo com o alerta para a região das ilhas, nenhuma família precisou ser removida de sua residência. O diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, relata que as equipes de resgate passaram a noite no bairro Arquipélago monitorando a situação.

“Não houve nenhum resgate. Nós tivemos um chamado, de um casal de idosos, mas chegou na hora e eles se recusaram a sair da residência”, contou. “O abrigo que está disponível, montado na Escola Alvarenga Peixoto, permanece vazio”, completou Rodrigues.