Número de mortos por surto de Covid-19 aumenta para 12 no Conceição, em Porto Alegre

Número de mortos por surto de Covid-19 aumenta para 12 no Conceição, em Porto Alegre

Oito pacientes foram internados na UTI em razão da contaminação em massa em hospital de Porto Alegre


Eduardo Andrejew

Oito pacientes foram internados na UTI em razão da contaminação em massa em hospital de Porto Alegre

publicidade

Mais duas mortes por Covid-19 foram confirmadas, nesta terça-feira, pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no surto registrado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. Com os novos casos, número de mortes relacionadas ao surto passa a ser de 12 óbitos.

Dentre os óbitos divulgados hoje está uma mulher de 79 anos, que tinha comorbidades cardiológicas. Ela havia tomado uma dose de Coronavac, em 5 de maio. No seu caso há suspeita de contágio pela variante Delta. Também faleceu um homem de 70 anos com problemas cardiológicos e pulmonares. Ele havia sido imunizado com duas doses de Coronavac e não tinha suspeita de contrair a Delta. 

De acordo com a coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Conceição, Ivana Varella, destes 12 óbitos, em quatro deles há suspeita de contágio pela variante Delta. “Hoje nós temos dez casos suspeitos de variante Delta”, explica. A maioria (75%) é de pessoas residentes em Porto Alegre. Os demais são de Eldorado do Sul, Guaíba e Alvorada. A infectologista acrescenta que 67% deste grupo são mulheres. A média de idade é de 72 anos. “Todos com várias comorbidades bem graves”, acrescenta. 

Até esta terça, o número de infectados no surto do Hospital Conceição elevou-se para 124 casos confirmados. São 82 pacientes e 42 profissionais de saúde. Os pacientes se encontram nas 15 áreas da casa de saúde que foram afetadas pelo surto. A maioria segue internada: 45 estão na enfermaria e oito seguem na UTI. Além disso, 17 já tiveram alta hospitalar. Também estão contabilizados neste total os 12 pacientes que foram a óbito. A média geral de idade dos pacientes envolvidos no surto é de 67 anos. 

Entre os 45 profissionais de saúde do Conceição, 33 estão em isolamento domiciliar e um está hospitalizado. Outros dois que estavam hospitalizados receberam alta. Além disso, seis já retornaram ao trabalho. Não há casos de óbito entre os funcionários. Com média de idade de 43 anos, mais de 80% deles já estão vacinados contra a Covid-19.

Clínicas diz que quadro do surto de Covid-19 é de "contenção"

No Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), onde também foi registrado surto de Covid-19, a casa de saúde, em nota à imprensa, comunica que o quadro é de contenção do problema, pois o número de casos em outras alas segue semelhante ao de outras semanas. Por conta disso, o hospital encerrou a divulgação dos boletins diários.

“Os dois últimos exames com profissionais da área administrativa onde foi identificado o surto tiveram resultados negativos. Ao todo foram testadas 27 pessoas da equipe do local: até o dia 10 de agosto foram identificados 8 casos positivos e, desde então, todos os demais foram negativos”, informa a nota. Todos os trabalhadores com infecção confirmada apresentam quadros leves.

O HCPA informa ainda que manterá as medidas de contenção, como restrições de visitas, afastamento de suspeitos, trabalho remoto para atividades que não necessitem ser presenciais e reforço para equipamentos para proteção individual. E todas as consultas e procedimentos agendados estão mantidos.

O HCPA também enfrentou nesta terça-feira outra situação. A UTI Neonatal estava com superlotação devido ao grande número de partos que necessitaram do uso dos leitos, o que levou o Centro Obstétrico a estabelecer restrição máxima no atendimento. O motivo da restrição é que neste cenário é preciso priorizar as crianças que nasceram no HCPA. Por conta disso, gestantes foram orientadas a procurarem outros hospitais de referência. 

Hospital Vila Nova não tem novos infectados desde dia 13

No Hospital Vila Nova, onde foi registrado surto de Covid na unidade clínica no início do mês, são atualmente 13 pacientes infectados. De acordo com a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), o primeiro caso registrado foi de um funcionário, em 2 de agosto. No dia 6, foi registrado o primeiro caso de paciente. O profissional, segundo informações da AHVN, já recebeu as duas doses da vacina. Além disso, não ocorreram mais registros de trabalhadores infectados.

O último caso positivo entre os pacientes do hospital foi registrado no dia 13. Os pacientes positivos foram transferidos para a Enfermaria Covid. Mais quatro casos ainda não confirmados foram levados para a unidade de suspeitos, e seguem aguardando em monitoramento para rastreamento, conforme protocolos nacionais e municipais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895