Nasa muda rota de robô para não contaminar água em Marte

Nasa muda rota de robô para não contaminar água em Marte

Segundo especialistas, organismos mais resistentes podem ter viajado com Curiosity

Agência Brasil

Organismos mais resistentes podem ter viajado com Curiosity

publicidade

O robô Curiosity da Nasa, lançado em 2012 para explorar o planeta Marte, está preocupando cientistas por um motivo aparentemente simples: seu trajeto pode contaminar os "rios de água" existentes no solo. As informações são da Agência Ansa.

Um artigo publicado no site Nature afirmou que, a alguns quilômetros da rota estabelecida pelos especialistas para que o robô chegue ao monte Eolis, estão algumas 'listras escuras', que seriam indícios de um possível rio de água líquida. Apesar de o Curiosity ter passado por procedimentos de esterilização e limpeza, é impossível garantir a eliminação de 100% das bactérias. Por isso, os especialistas temem que organismos mais resistentes possam ter viajado com o robô e contaminem as águas de Marte. 

A descoberta das listras fundas e mais escuras na superfície do planeta vermelho colocou em debate algumas regulamentações para a exploração. Uma delas, por exemplo, exige que todos os veículos rovers sejam obrigados a evitar pontos quentes, ou seja, onde existem condições, mesmo que só teóricas, da presença de vida fora da terra.

A Nasa ainda está decidindo se a distância entre as listras e o trajeto apresenta, efetivamente, riscos muito altos de uma possível contaminação. Enquanto isso, caminhos alternativos estão sendo estudados.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895