Nasa prepara caminhada espacial de emergência para reparar ISS

Nasa prepara caminhada espacial de emergência para reparar ISS

Dois astronautas tentarão interromper vazamento de amoníaco registrado na estação

AFP

Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) está com vazamento

publicidade

Dois astronautas se preparam para caminhada espacial de emergência, na tentativa de reparar um vazamento de amoníaco na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). De acordo com a agência espacial americana (Nasa), a missão teve de ser organizada rapidamente nesta sexta-feira.
 
Tom Marshburn e Chris Cassidy vão deixar a área interna da ISS neste sábado. Seu objetivo principal é identificar a fonte do vazamento, relatou o chefe de programas da estação, Michael Suffredini. Suspeita-se que um meteorito ou lixo orbital tenha atingido o radiador e causado o dano, que Suffredini descreveu como um "incômodo por todo o trabalho que temos que fazer para encontrar uma solução para o problema".

Acredita-se que o vazamento esteja vinculado a um antigo defeito, que piorou na quinta-feira quando o vazamento passou de dois quilos de amoníaco ao ano a dois quilos de amoníaco por dia. "O mais provável é que a causa seja a própria bomba da substância, razão pela qual vamos seguir adiante e trocá-la", acrescentou. Os dois astronautas americanos já realizaram três caminhadas espaciais.

A Nasa garantiu que nem a estação, nem a tripulação correm risco, e que o sistema está funcionando bem com outros sete ou oito canais disponíveis que funcionam com normalidade. O diretor de voo do segmento russo da ISS, Vladimir Soloviev, considerou que se trata de uma "anomalia muito grave", em declarações nesta sexta-feira.

Sua opinião foi confirmada pelo comandante da missão da ISS, o canadense Chris Hadfield, que também reconheceu no Twitter que se trata de uma "situação grave". A caminhada espacial de 6,5 horas não interferirá com a partida rumo a terra de Marshburn, Hadfield e do cosmonauta russo Roman Romanenko, afirmou a Nasa. Está previsto que o trio volte na terça-feira após completar um período de seis meses na estação orbital.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895