National Geographic quer ajudar na recuperação do Museu Nacional

National Geographic quer ajudar na recuperação do Museu Nacional

Equipe de pesquisadores do grupo trabalhará com conservacionistas da instituição

R7

Incêndio no Museu Nacional completa um mês nesta terça-feira

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O grupo National Geographic se ofereceu para apoiar em todos os esforços de recuperação de Museu Nacional do Brasil no Rio de Janeiro, engolido em um incêndio devastador há um mês. Fundado há 200 anos e detentor de uma coleção de 20 milhões de itens inestimáveis, o museu era a instituição científica mais antiga do Brasil e uma das maiores da América Latina.

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Sabendo disso, a National Geographic se comprometeu então a apoiar a restauração da joia arquitetônica que já abrigou o Palácio Imperial do País. Isso incluirá a realização de oficinas de redação de subsídios no Brasil com pesquisadores e conservacionistas afiliados ao Museu Nacional, além de convidá-los a se candidatarem a doações. Uma equipe de especialistas da National Geographic trabalhará com pesquisadores associados ao Museu no Brasil.

O canal pago do grupo está produzindo “Museu Nacional do Brasil: Um Retrato de Nosso Povo” (título provisório), um documentário de uma hora que vai estrear em vários países para mostrar ao mundo a inestimável herança cultural do museu, bem como ilustrar a perda incalculável. O especial vai apresentar o enorme valor científico do museu e sua história como parte da identidade nacional do País, servindo como um espaço comum visitado por gerações de famílias brasileiras nos últimos dois séculos.

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Em novembro, a revista National Geographic contará com uma entrevista exclusiva com Alex Kellner, diretor do Museu Nacional do Brasil, para explorar a extensão das perdas e a lista de projetos de recuperação. "O compromisso da National Geographic com a conservação não se limita à vida selvagem e ao meio ambiente - ela se estende ao legado cultural da humanidade", explica Gary E. Knell, CEO da National Geographic Partners.

“Para nós, é imperativo cooperar com a recuperação do museu com essa perda inestimável; e reconhecer a importância de sua história, não apenas para o Brasil, mas como parte do patrimônio cultural global ”, diz Diego Reck, vice-presidente executivo da National Geographic Partners na América Latina.

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