Navio-veleiro Cisne Branco encanta público em Porto Alegre

Navio-veleiro Cisne Branco encanta público em Porto Alegre

Embarcação da Marinha do Brasil segue ancorada no Cais Mauá até as 18h

Felipe Faleiro

Conhecido como Embaixada Flutuante, navio tem 76 metros de comprimento

publicidade

Toda a imponência do navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, pode ser vista no Cais Mauá, em Porto Alegre neste sábado. A embarcação, com 76 metros de comprimento e tripulação de 42 militares, está aberta à visitação pública na Capital gaúcha até as 18h, em meio às celebrações do bicentenário da Independência do Brasil. O Cisne Branco percorre, desde fevereiro deste ano, portos nacionais e do Exterior, cumprindo também sua função de exercer funções diplomáticas e de relações internacionais do país.

O público lotou as dependências do cais para ver o veleiro atracado. Na última quarta-feira, ele havia passado por Rio Grande, no Sul do Estado, onde 2,1 mil pessoas viram a embarcação em quatro horas de visitação. Em sua passagem por Porto Alegre, a Marinha estima que 5 a 10 mil pessoas pudessem conferi-lo. O dia bonito e pouco vento contribuíram para que muitos pudessem vê-lo de perto. Em pouco mais de uma hora de visitação na Capital, o público total já era de 1,6 mil.

O analista de sistemas Everton Schneider trouxe o filho Antônio, 2 anos, para conferir a embarcação. Ambos moram no bairro Higienópolis. O menino se encantou com a estrutura, especialmente o timão. “Está muito boa esta visita, algo bem diferente. Estou acostumando meu filho com estas experiências, mesmo que ele ainda não as compreenda muito bem. O dia também está bastante agradável e propício para um passeio”, observou o pai.

O casal formado pelo aposentado João Konrad e a comerciante Janete Konrad, morador do Moinhos de Vento, aproveitou o passeio para prestigiar o trabalho da Marinha. “Gostamos destes eventos, mais como uma curiosidade. Queremos ainda saber das novidades”, disse João. De Porto Alegre, de onde sai na manhã da próxima terça-feira, o navio, conhecido como Embaixada Flutuante, segue para Paranaguá, no Paraná. Ao todo, o Cisne Branco tem 32 velas x 2.195 metros quadrados de área vélica, somando 15 velas redondas, dez latinas, seis auxiliares e uma de mau tempo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895