Navio-veleiro está aberto para visitação em Porto Alegre

Navio-veleiro está aberto para visitação em Porto Alegre

Embarcação pode ser vista das 14h às 18h até domingo

Correio do Povo

Embarcação pode ser vista das 14h às 18h até domingo

publicidade

Desde esta terça-feira, o Cais Mauá, em Porto Alegre, serve de atracadouro para o navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil. Inspirado em embarcações do século XIX, o navio estará aberto ao público para visitação até domingo, das 14h às 18h. Com 76 metros de comprimento e 46,4 de altura, o Cisne Branco privilegia o passado e agrega o moderno em sua estrutura. Movido a vela e a motor, o navio foi construído em 1998 em Amsterdã, na Holanda, e chegou ao Brasil em 2000, durante as celebrações dos 500 anos do Descobrimento. A última visita ao Estado ocorreu em 2008.

O veleiro da Marinha conta com tecnologias que auxiliam no trabalho da tripulação, como o GPS e aparelhos que emitem informações meteorológicas. No entanto, toda a silhueta relembra o passado. “O Cisne Branco é um orgulho para nós, da Marinha, e para os brasileiros que são seus verdadeiros donos”, diz o comandante João Alberto Lampert.

Na parte interna do navio, local conhecido como lobby, há a imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança que é associada ao mar e à proteção dos marinheiros. A imagem foi doada por Portugal à Marinha e é uma réplica da que viajou na nau de Pedro Álvares Cabral, na época do Descobrimento. Lampert explica que, entre as missões do navio-veleiro, está a valorização da importância do mar, além da tarefa de representar o Brasil em eventos náuticos. O navio ainda serve para treinamento para marinheiros, alunos e aspirantes. Aliás, oito aspirantes da Escola Naval de Porto Alegre embarcarão para instruções, até a ancoragem em Santa Catarina, na próxima semana. A visitação ao navio é gratuita e não há restrições de público.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895