Negativa de colaborar com recenseadores pode gerar multa superior a R$ 5 mil

Negativa de colaborar com recenseadores pode gerar multa superior a R$ 5 mil

Em Porto Alegre, cerca de 5% dos domicílios ainda não foram recenseados

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

publicidade

A notícia de que condomínios decidiram em assembleia não colaborar com o trabalho de recenseadores é novidade no IBGE do Rio Grande do Sul, que preparou um mutirão para finalizar o Censo 2010. Conforme o chefe da unidade estatual do instituto, José Renato Braga, a lei prevê a aplicação de multa de até dez salários mínimos (pouco mais de cinco mil) para quem impedir o trabalho dos recenseadores. Ele lembra, no entanto, que em nenhuma pesquisa realizada até agora houve a necessidade de invocar a justiça para obrigar um cidadão a colaborar com o trabalho de pesquisa.

O chefe da unidade gaúcha do IBGE lembrou que o prazo para o fim do censo é domingo. Até esse dia, explicou que as equipes seguirão tentando chegar aos ocupantes de imóveis que ainda não responderam ao questionário. Depois disso, durante 20 dias os recenseadores continuarão insistindo. Se nas pouco mais de três semanas, a partir de hoje, surgir algum caso de condomínio se negando a receber os representantes do instituto, uma equipe deve visitar os condôminos para explicar os benefícios da pesquisa e garantir o sigilo dos dados. “Vamos tentar convencer da importância da participação”, disse Braga.

Segundo ele, todos os domicílios do Estado já foram visitados, mas pouco mais de 1% dos moradores não foram encontrados. Nas grandes cidades esse número cresce. Em Porto Alegre, é de quase 5%.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895