No aniversário de Porto Alegre, Correio do Povo convida leitores para passeio virtual

No aniversário de Porto Alegre, Correio do Povo convida leitores para passeio virtual

Capital completa 249 anos em meio ao pior momento da pandemia. Para ajudar a diminuir a saudade dos principais pontos da cidade, CP preparou passeios digitais em 360º

Correio do Povo

Mercado Público é o ponto de partida do roteiro de passeios virtuais do Correio do Povo

publicidade

Com o cenário de restrições de circulação e a necessidade de distanciamento social que se impõe desde o ano passado, muitos pontos especiais de Porto Alegre deixaram de receber visitantes. Parques e praças chegaram a ser fechados. Hoje, mesmo abertos, possuem movimento baixo, restrito às práticas de exercícios e passeios com os animais de estimação.

Já os torcedores da dupla Gre-Nal não pisam nas arquibancadas da Arena e do Beira-Rio desde março de 2020. Os portões do Jardim Botânico até reabriram, mas sob o rigor exigido para o momento. O tradicional chimarrão ao pôr do sol também já não pode ser compartilhado. Aos poucos, a cidade foi perdendo suas características marcantes, muitas delas coletivas. 

Enquanto uma data não surge no horizonte como marco de superação definitiva destes momentos difíceis, o Correio do Povo preparou uma ação especial para marcar os 249 anos de Porto Alegre e que permitirá aos leitores passearem pela cidade sem sair de casa. “Acima de tudo é uma oportunidade de matar a saudade desses locais tão queridos da cidade”, explica Jonathas Costa, coordenador multimídia do jornal. Serão 15 passeios, todos eles gravados em vídeos de 360º, o que permite ao usuário recriar uma imersão por completo no local escolhido.

O acesso pode ser realizado através de qualquer computador, tablet ou celular. Para quem possui óculos de realidade virtual, a experiência pode ser ainda mais imersiva. Basta acessar o vídeo pelo smartphone, acoplar o aparelho no óculos e pronto, com os movimentos da cabeça em qualquer direção é possível recriar a mesma visão de quem está no local. 

O primeiro passeio virtual já disponível para acesso é no Mercado Público, um dos marcos de Porto Alegre. Confira abaixo. Nas próximas duas semanas, os demais roteiros serão publicados diariamente. “O que não falta são opções. O leitor poderá pisar no gramado da Arena e do Beira-Rio, olhar o pôr do sol na Orla, passear pelo Jardim Botânico, Cais do Porto e, claro, os principais parques da cidade. Ir dos sítios e fazendas da Zona Rural até o coração do Centro Histórico”, detalha Costa. 

Além da possibilidade de matar a saudade destes locais especiais, a experiência também é um desafio para bons observadores. Isso porque edições impressas do Correio do Povo foram escondidas em cada um dos 15 passeios. Alguns dos roteiros possuem mais de um enquadramento. Em todos eles, contudo, há uma edição do jornal. "Claro que em alguns casos o exemplar está mais visível, mas há outros em que a procura pode ser mais desafiadora", conta. A resposta do local exato de onde foi colocado o jornal será divulgada sempre no dia seguinte à publicação do passeio.

Parceria

As captações das cenas seguiram todos os protocolos de segurança e foram realizadas em parceria com kolor360º. Porto-alegrense, a empresa atua no mercado desde 2006. Em 2014, foi uma das primeiras agências no mundo a ser selecionada, treinada e experimentada pelo Google para o Google Maps Business View, hoje Street View Trusted, tornando-se uma agência de confiança oficial para este serviço corporativo em qualquer parte do mundo. “Estamos muito felizes e satisfeitos com o trabalho realizado. Temos certeza de que os usuários terão uma experiência única de imersão”, conta Guilherme Oliveira, que ao lado de Lauren Rech, gerencia a kolor360º.

Calendário dos passeios


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895