No conjunto de obras da Copa, duplicação da avenida Tronco deve terminar em dezembro de 2022

No conjunto de obras da Copa, duplicação da avenida Tronco deve terminar em dezembro de 2022

Falta ainda a desapropriação de pelo menos 20 residências que impedem o avanço de parte da construção

Cláudio Isaías

publicidade

Com previsão de conclusão em dezembro de 2022, as obras de duplicação na avenida Tronco, na zona Sul de Porto Alegre, estão em plena execução segundo informou a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim). Falta ainda a desapropriação de pelo menos 20 residências que impedem o avanço de parte da construção. No entanto, o secretário Marcelo Gazen ressaltou que estão sendo feitas escavações e pavimentação das pistas e redes de drenagem, nos trechos 1 e 2.

A empresa, responsável pela obra, também trabalha nos trechos 3 e 4, onde são realizados os serviços de terraplanagem para receber a primeira camada de asfalto. Morador da rua Manoel Lobato, há mais de 20 anos, Cléber José Amorim disse que a comunidade espera ansiosamente pela conclusão dos trabalhos. "Era uma obra que foi prometida para a Copa do Mundo de 2014. Esperamos que os trabalhos tenham continuidade e que realmente em 2022 tudo esteja concluído", ressaltou.

A duplicação da avenida Tronco integra o conjunto de obras da Copa 2014, que mobilizou a força tarefa da prefeitura de Porto Alegre. Em julho, foi divulgado um balanço da administração municipal para avançar na conclusão das melhorias. Com a mobilização, em cinco grupos de trabalho foram destravados diversos processos e viabilizadas oito desapropriações para o reassentamento de famílias devido às obras da avenida Tronco.

A obra nos trechos 1 e 2 engloba as avenidas Gastão Mazeron e a avenida Silva Paes, trechos das avenidas Teresópolis e Moab Caldas e uma grande rotatória de confluência das avenidas Moab Caldas, Silva Paes, Carlos Barbosa, Niterói e ruas Mariano de Matos, Clemente Pinto e Sepé Tiarajú. Já nos trechos 3 e 4 engloba as avenidas Icaraí, Chuí e Divisa com uma rotatória de confluência destas avenidas, e também o trecho da rua Cruzeiro do Sul e a das avenidas Moab Caldas.

Cada pista destas ruas e avenidas possuirá duas faixas para veículos e uma faixa exclusiva para ônibus em placas de concreto, com uma grande rotatória ao centro unindo todas as vias. Além da duplicação estão previstas a implantação de ciclovia, passeios em concreto, muros de arrimo e fechamento, novas redes de drenagem pluvial com duas bacias de amortecimento, esgoto cloacal, distribuição de água, energia elétrica e iluminação pública.

Também estão previstas nova sinalização vertical, horizontal e semafórica e plantio de árvores ao longo da via. Cada pista a ser construída nos trechos 1 e 2 tem uma extensão aproximada de dois quilômetros, e nos trechos 3 e 4, de 4,3 quilômetros. A duplicação da avenida Tronco, que abrange os bairros Teresópolis, Cristal e a Vila Cruzeiro do Sul, tem extensão de 6,2 quilômetros. A obra começou em maio de 2012 e deveria estar pronta para a Copa do Mundo de 2014.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895