No mar, cadeirantes experimentam sensação inédita

No mar, cadeirantes experimentam sensação inédita

Iniciativa de ONG será repetida neste domingo, na praia de Tramandaí

Danton Júnior / Correio do Povo

Cadeiras anfíbias foram utilizadas para o banho de mar

publicidade

Um grupo de cadeirantes realizou, na manhã deste sábado, uma tarefa que é corriqueira para a maior parte dos veranistas: tomar um banho de mar. Com a ajuda de uma cadeira de rodas anfíbia, eles experimentaram uma sensação que, para muitos, permanecia inédita desde que perderam o movimento das pernas. A iniciativa foi possibilitada pela ONG Caminhadores e pelo Sesi, que disponibilizou os equipamentos na praia de Tramandaí. As atividades prosseguem a partir das 8h de domingo.

"É uma sensação de liberdade, como se eu estivesse flutuando", descreveu João Luiz de Oliveira, 43 anos, de Novo Hamburgo. Cadeirante desde os 4 anos de idade, quando foi acometido por uma paralisia infantil, ele conta que ficava constrangido ao entrar no mar sem uma cadeira adequado. Ao testar o novo equipamento, sentiu-se revigorado. "Quanto mais a gente entrar no mar, mais longe quer ir", afirmou.

Segundo o presidente da ONG Caminhadores, Rotechild dos Santos Prestes, as cadeiras de rodas tradicionais enferrujam em contato com a água do mar, além de não permitirem que o cadeirante possa boiar. "O importante é que a praia esteja acessível a todos", disse. A intenção dos organizadores é ampliar a iniciativa durante o próximo verão, permitindo a participação de mais pessoas e por um período maior de tempo.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895