Nova ponte de Laguna pode não resolver congestionamentos

Nova ponte de Laguna pode não resolver congestionamentos

Trecho de dois quilômetros em SC só deve ter duplicação concluída em seis meses

Fernanda Pugliero

Ponte de Laguna foi inaugurada nesta quarta-feira

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Apesar da obra da ponte sobre o Canal das Laranjeiras em Laguna estar concluída, o problema dos congestionamentos enfrentados na BR 101 na região pode não estar totalmente resolvido. Ainda que a a nova ponte conte com faixa dupla, assim como grande parte da rodovia, a duplicação de um trecho de cerca de dois quilômetros deve demorar mais seis meses para estar concluído. “O grande gargalo é a parte da duplicação do trecho Sul”, explicou Vissilar Pretto, superintendente catarinense do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Também inaugurado nesta quarta-feira, o Túnel do Formigão, que conta com faixa dupla, terá apenas uma pista liberada até dezembro. “Temos que concluir primeiro todo o trecho da ponte de Tubarão até o túnel”, justificou Pretto. O novo túnel, no município de Tubarão, possui 900 metros de extensão e custou pouco mais de R$ 65 milhões. A inauguração oficial da estrutura, com a presença da presidente Dilma Rousseff, acabou cancelada devido à chuva. No início da tarde, operários trabalhavam para desmontar o palco.

Apesar de a expectativa do Dnit ser dezembro, o prazo previsto no contrato para término total da duplicação é fevereiro de 2016. “O ideal é que esteja pronto para a temporada até porque o trabalho fica mais tranquilo com menos movimento na rodovia.” Pretto afirma, no entanto, que o trecho ainda sem duplicação não deve gerar congestionamentos tão grandes quanto os observados no verão. O tráfego no local é de 25 mil veículos por dia, chegando a 40 mil na alta temporada.

Para cruzar a antiga ponte de Laguna em finais de semana e feriados durante a temporada de verão, os motoristas chegavam a enfrentar engarrafamentos de até 20 quilômetros na rodovia. O superintendente garante que a situação não se repetirá nos arredores de Tubarão, onde as obras da Ponte Cavalcante já iniciaram. “Ali há ruas marginais e rotas de fuga para dentro da cidade, caso seja necessário. Aqui (na ponte de Laguna, para cruzar o Canal das Laranjeiras) não existia outro caminho. O único desvio possível era por dentro de outros municípios muito afastados.”

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