Nova praça de pedágio da freeway deverá entrar em operação em agosto de 2020

Nova praça de pedágio da freeway deverá entrar em operação em agosto de 2020

Estrutura terá cobrança em ambos os sentidos

Cláudio Isaías

Construção está em andamento e são realizados os trabalhos de terraplenagem, mobilização de canteiro de obras, drenagem e pavimentação

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A nova praça de pedágio da BR 290, a freeway, localizada no km 60 da rodovia, no sentido Porto Alegre/Litoral Norte, deverá entrar em operação em agosto de 2020. Segundo a CCR, concessionária responsável pela administração da estrada, quando isso ocorrer, a praça de Gravataí, no km 77, será desativada.

A estrutura terá cobrança bidirecional (em ambos os sentidos) e contará com 24 pistas de passagem de veículos, sendo 16 com cabines bidirecionais, seis com cabines mistas (manuais e automáticas) e duas pistas de passagem automática (sem parada na cabine de cobrança). A construção está em andamento e, no momento, são realizados os trabalhos de terraplenagem, mobilização de canteiro de obras, drenagem e pavimentação. 

A praça de Santo Antônio da Patrulha, no km 19, segundo a CCR, já está recebendo os trabalhos de ampliação, uma vez que terá cobrança bidirecional também em agosto de 2020. Atualmente, a cobrança da tarifa é feita apenas no sentido Porto Alegre/Litoral Norte. Tanto a alteração de local da praça de Gravataí como a ampliação e cobrança bidirecional no pedágio de Santo Antônio da Patrulha são exigências previstas no contrato de concessão. Quanto ao pedágio da BR 101, no km 35, em Três Cachoeiras, a obra está em fase final e a previsão é de que entre em operação até fevereiro de 2020.

A CCR venceu o leilão para concessão das BR's 101, 290, 386 e 448, a Rodovia do Parque, com um investimento previsto de R$ 7,8 bilhões pelo período de 30 anos. A concessionária assumiu em fevereiro deste ano a gestão das praças de pedágio. Os trechos que foram concedidos totalizam 473,4 quilômetros, sendo 87,9 km na BR 101 (entre a divisa SC/RS até o entroncamento com a BR 290, em Osório), 98,1 km, na BR 290 (no entroncamento com a BR 101 (Osório) até o km 98,1), 21,6 km na BR 448 (no entroncamento com a BR 116/RS 118 até o entroncamento com a BR-290/116, em Porto Alegre) e 265,8 km na BR 386 (no entroncamento com a BR 285/377 (Passo Fundo) até o entroncamento com a BR 470/116, em Canoas).

O Programa de Exploração da Rodovia (PER) prevê investimentos da empresa na ordem de R$ 7,8 bilhões e custos operacionais estimados em R$ 5,6 bilhões - referentes a conservação, operação e monitoramento do trecho concedido. Além disso, está previsto pela concessionária um investimento de R$ 31 milhões em ações relacionadas à segurança viária, com programas de prevenção a acidentes e educação no trânsito. 


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