Novas doses da Astrazeneca e Coronavac são distribuídas aos municípios gaúchos

Novas doses da Astrazeneca e Coronavac são distribuídas aos municípios gaúchos

Lote da Astrazeneca deve ser usado já respeitando o encurtamento para 10 semanas no prazo entre as duas doses

Cláudio Isaías

publicidade

A Secretaria Estadual da Saúde distribuiu, na manhã desta quarta-feira, 406.250 doses da vacina Astrazeneca e Coronavac, todas exclusivamente para segunda aplicação de quem já recebeu a primeira dose no período de 10 semanas (no caso da Astrazeneca) ou 4 semanas (Coronavac). Do total, são 308.590 AstraZeneca e 97.660 Coronavac para todo o Estado. Os imunizantes foram distribuídos pela Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Duas regionais, a 4ª (Santa Maria) e a 14ª Santa Rosa) optaram por retirar suas cargas nesta quinta-feira, junto com a distribuição de nova remessa da vacina contra a gripe. 

Cada coordenadoria buscou, por via terrestre, as vacinas dos municípios de sua abrangência. Desde cedo, a movimentação de vans de Porto Alegre, no caso da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e das prefeituras do interior do Estado foi tranquila na frente da sede da Ceadi na avenida Ipiranga, na zona Leste. Viaturas da Brigada Militar realizaram a segurança no local.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a decisão de adiantar de 12 para 10 semanas o intervalo entre a primeira dose e a segunda dose da AstraZeneca e da Pfizer foi tomada na segunda-feira, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite, com representação do governo do Estado e dos municípios.

O objetivo da medida foi garantir melhor resposta imune para a variante Delta, uma vez que foram detectados dois casos suspeitos desta cepa no Rio Grande do Sul. As amostras foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e os resultados devem sair até esta sexta-feira. Apenas uma dose da vacina é pouco efetiva para essa variante. A organização da aplicação das segundas doses, assim como das primeiras, é de responsabilidade dos municípios, que podem escolher a melhor estratégia para atingir o público-alvo em cada situação.

No total, a secretaria da Saúde possui 687.105 doses da AstraZeneca reservadas na Ceadi, em Porto Alegre, para segunda dose. As demais doses serão distribuídas mais perto da data de conclusão do intervalo do próximo lote, que fecha no dia 23 de julho. Na próxima remessa de vacinas Astrazeneca que chegar ao Estado, ainda ficarão reservadas 77.530 para atingir o quantitativo de imunizantes para a segunda dose que vencem no dia 23 de julho.

De acordo com painel de Monitoramento da Imunização Covid-19, pelo menos 5.445.357 pessoas receberam a primeira dose. As que completaram o esquema vacinal com as duas doses Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer ou a dose única da Janssen totalizam 2.335.890. Com isso, o Estado tem 20,5% da população com esquema vacinal e 50% com ao menos uma dose. A SES informa que a população residente do RS é de 11.377.239.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895