Novo complexo turístico em Gramado pretende ampliar turismo internacional

Novo complexo turístico em Gramado pretende ampliar turismo internacional

A DC Set Group e Club Med planejam construir a maior pista de ski outdoor da América Latina, um teleférico, um centro de convecções e outro de neve artificial, além de atividades como arvorismo e tirolesa

Paula Maia

O complexo turístico em Gramado será construído em uma área cinco vezes maior do que o parque da Redenção em Porto Alegre

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Nesta quinta-feira, o Galpão Crioulo do Palácio Piratini se viu tomado por uma aura de entusiasmo e expectativa durante a apresentação do novo complexo turístico de Gramado. O almoço reuniu empresários, líderes nacionais e imprensa. Na presença do governador Eduardo Leite, do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e outras autoridades políticas, o evento mostrou a magnitude do projeto que pretende transformar a cidade da Serra gaúcha em dois anos.

O projeto, que prevê investimento de R$ 1 bilhão, é uma paceria entre a renomada DC Set Group e a influente rede o Club Med e destaca não apenas a visão empreendedora por trás do planejamento, mas também ressalta o potencial de Gramado como um destino globalmente atrativo.

A extensão de 205 hectares, que é cinco vezes o tamanho do parque da Redenção em Porto Alegre, abrigará uma imensidade de instalações, entre elas a promessa da maior pista de ski outdoor da América Latina e uma gama diversificada de atividades que vão desde simuladores de ski, um centro de neve artificial, arvorismo e tirolesa. Além de um centro de convenções, o projeto também materializa a construção de um teleférico, um sonho antigo da prefeitura de Gramado, que conectará o centro da cidade ao parque dos Pinheiros, situado nas proximidades do complexo que também contemplará um espaço residencial no entorno.

O sócio fundador da DC Set e idealizador do projeto, Dody Sirena contou que inicialmente o projeto era um sonho distante, mas que o potencial de Gramado sempre foi acreditado e que o governo do RS teve papel fundamental na construção desse projeto. 

“O complexo será um novo destino turístico valorizando tudo o que a região proporciona: um visual incrível da serra gaúcha, com um conceito de hospitalidade, entretenimento e residência de excelência aos frequentadores, alavancando o turismo internacional para Serra Gaúcha”, disse Sirena.

O CEO do Club Med para a América do Sul, Janyck Daudet, ressaltou que a intenção é ampliar o turismo internacional para Gramado. Ele afirmou que a segurança no governo do Estado e com a prefeitura da cidade da serra gaúcha foram pontos cruciais que ajudaram na decisão do local. “Eu me sinto confiante para fazer Gramado bilhar ainda mais”, disse o francês.

Eduardo Leite celebrou a confiança depositada no governo do RS e reiterou o compromisso do Estado em garantir as condições necessárias para o rápido funcionamento do empreendimento, ressaltando a importância da mobilidade, segurança e agilidade nos processos burocráticos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, pontuou que o projeto em Gramado vai gerar oportunidades de trabalho. E enfatizou ainda que, embora o projeto não conte com incentivos financeiros diretos do estado, a dedicação e o apoio demonstrados foram fatores cruciais na decisão final da localização do empreendimento, no Rio Grande do Sul.

O prefeito de Gramado definiu o projeto como magnífico e destacou a importância do empreendimento para o aumento dos turistas na região, principalmente o público internacional.  Tissot destacou que a cidade de 40 mil habitantes recebeu 7 milhões de visitantes em 2022 e pretende receber 9 milhões este ano. 


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