Novo edital dos relógios de Porto Alegre deve ser validado na próxima semana

Novo edital dos relógios de Porto Alegre deve ser validado na próxima semana

Equipamento poderão ter Wifi, câmeras de monitoramento e medidor da qualidade do ar

Correio do Povo

Equipamento poderão ter Wifi, câmeras de monitoramento e medidor da qualidade do ar

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O prefeito Nelson Marchezan Júnior deverá validar na próxima semana o edital de licitação dos relógios de rua de Porto Alegre, que foi concluído pelos técnicos da prefeitura. A informação é do secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi. Os equipamentos estão desligados há três anos.

A ideia da secretaria é dotar a cidade de relógios que forneçam outras informações além do horário, temperatura ou qualidade do ar. A proposta é que sejam dotados de câmeras de videomonitoramento ligadas à rede de fibra óptica do município, agregando 168 novos pontos ao monitoramento do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), com o objetivo de ampliar o cercamento eletrônico da cidade.

Outra ideia seria ouvir os porto-alegrenses sobre onde os relógios seriam instalados na Capital de acordo com as diretrizes de trânsito e do mobiliário urbano. Além disso, os relógios poderão fornecer serviços de WiFi gratuitos para a população e também possibilitar aos órgãos municipais a divulgação de informações de interesse público.

Conforme a secretaria, o vencedor da disputa ficaria responsável pela instalação e a manutenção dos novos relógios e retirada das estruturas antigas. Hoje, de acordo com a prefeitura, existem 50 relógios desligados na cidade. Um deles está localizado na Estação Rodoviária de Porto Alegre e outro na frente do Hospital de Pronto Socorro (HPS), no cruzamento das avenidas Venâncio Aires e Osvaldo Aranha.

Outro que chamava a atenção de quem circulava pelo Centro Histórico era o relógio localizado na praça da Alfândega, entre as ruas Sete de Setembro e Caldas Júnior. A estrutura do equipamento que estava bastante deteriorada e corria o risco de cair foi retirada pela prefeitura. A intenção da prefeitura é ampliar o número de relógios na cidade passando de 50 para 168 equipamentos, observando critérios urbanísticos, de trânsito, de segurança e de tecnologia.

Os equipamentos pararam de funcionar em junho de 2015, quando a gestão do ex-prefeito José Fortunati rescindiu o contrato com a empresa que realizava a manutenção dos equipamentos. O atual processo é a quarta tentativa de reativar os equipamentos. A licitação mais recente acabou sendo cancelada na metade de 2017, na medida em que o Executivo municipal concluiu que o modelo proposto, que previa a instalação de placas de logradouros como contrapartida, afastava empresas interessadas.

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