Novo Hamburgo suspende racionamento de água

Novo Hamburgo suspende racionamento de água

Nível do Rio dos Sinos aumentou e consumo diminuiu nas duas últimas semanas

Felipe Oliveira

Novo Hamburgo suspende racionamento de água

publicidade

A chuva deste fim de semana levou a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo a suspender nesta segunda-feira o plano de racionamento aplicado desde o dia 28 de novembro. A justificativa, segundo o diretor da autarquia, Mozar Dietrich, é o aumento do nível do Rio dos Sinos e a redução do consumo, verificada nas duas últimas semanas. A medição de segunda-feira apontou 2,4 metros na base de captação, em Lomba Grande. Antes da chuva, na semana passada, a medida chegou a 2,15 m.

Dietrich explicou que a decisão é técnica. "Os reservatórios estão cheios e, neste momento, não haveria suporte para reservar mais água." Ele alerta, no entanto, para a necessidade de economia por parte dos consumidores. Caso não chova nos próximos 15 dias, a Comusa poderá voltar a aplicar cortes parciais no abastecimento durante as madrugadas – entre 22h e 4h. A medida de consumo ideal seria 300 litros por família ao dia, mas os hamburguenses gastam hoje entre 700 e mil litros. “É um controle fácil, que o usuário pode fazer no próprio hidrômetro”, argumenta o diretor da autarquia.

Dados da MetSul Meteorologia nas cidades em que há unidades de medição revelam que a chuva de sábado e domingo foi de 127,5 milímetros em Campo Bom e 50 milímetros em São Leopoldo. O presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), Silvio Klein, explica que, como choveu nas cabeceiras, a água descerá durante a semana e o nível do manancial deve se manter pelo menos estável. Portanto, arrozeiros da região seguem captando para a irrigação de suas lavouras.

Mesmo com a melhora nas condições do Sinos, o Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo (Semae) decidiu manter o racionamento. Ontem, na base de captação, no bairro Pinheiros, o nível do rio estava em 2,2 m – no dia anterior chegou a 2,4 m. A direção do órgão se reúne ainda nesta semana para reavaliar a aplicação do plano. Nesta terça-feira, os consumidores da Zona B – bairros Campina, Arroio da Manteiga, Parque Campestre, Santa Marta, Tancredo Neves, Vila Baum, Jardim Luciana, Boa Vista e Rio dos Sinos –  ficarão sem água entre 7h e 15h. O sistema de abastecimento foi divido em cinco zonas.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895