Novos danos em pilar impedem que ponte da BR 386 seja liberada em setembro
Interditada desde novembro de 2013, passagem entre SC e RS deve estar em funcionamento até o final do ano
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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concedeu autorização para que a empreiteira responsável pelos reparos na ponte da BR 386, em Iraí, realize as obras em três etapas. A meta é intensificar o conserto da passagem, que teve novas avarias em um pilar estrutural identificadas na semana passada. A ponte, que separa o Rio Grande do Sul de Santa Catarina, está parcialmente interditada desde novembro de 2013, e desde julho desse ano intercala períodos de interdição total e parcial.
Nos reparos que serão feitos pela empresa Sogel, estão à recuperação de um dos pilares, que apresentou danos graves e corre o risco de ruir. Atualmente, a ponte segue totalmente interditada até que essas reformas sejam finalizadas, e com as novas avarias a liberação parcial programada para o dia 19 de setembro deve ser adiada. Cerca de 40 colaboradores da empresa contratada pelo Dnit para realizar a obra seguem trabalhando para que esses reparos sejam finalizados até dezembro. Novas inspeções nos pilares submersos da estrutura devem ser realizadas pelas equipes de mergulhadores da Sogel.
A Superintendência do Dnit está finalizando um convênio com o Daer para que seja utilizada como rota alternativa a RS 404, a partir de Sarandi, até a ponte de Goio-en.
Já no próximo domingo, a ponte sobre o Rio Ibicuí na BR 472, em Uruguaiana, fica bloqueada das 7h às 19h para reparos na pavimentação da estrutura. Caso chova, a interrupção no trecho deve ser reprogramada.