Nutricionista dá dicas para evitar exageros no Natal

Nutricionista dá dicas para evitar exageros no Natal

O ideal é comer de forma variada e intercalar água com bebidas alccólicas

Correio do Povo

Nutricionista dá dicas para evitar exageros no Natal

publicidade

A tradicional ceia de Natal, composta por Chester ou lombo de porco, saladas, frutas cristalizadas ou em calda, nozes e espumante é, por si só, balanceada e mais saudável que a de Ano Novo. Segundo a nutricionista Clara Corrêa Pinto, no entanto, isso não deve ser motivos para exageros. “É um momento de confraternização, mas as pessoas não podem se focar só na comida”, opina. Como em outros dias do ano, as principais dicas são comer de forma variada e com calma, mastigando bem os alimentos.
 
Outra sugestão importante é priorizar saladas, frutas em forma natural, frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) e carne branca sem a pele, o que a torna menos gordurosa. O ideal é deixar o prato bastante colorido e evitar exagerar nos carboidratos (arroz, massas e produtos com farinha). Clara sugere ainda que a ceia seja feita cedo, entre 21h ou 22h, já que dormir logo após refeições pesadas pode prejudicar a digestão.
 
Em relação às bebidas alcoólicas, os principais cuidados devem ser se alimentar antes e alternar o consumo com água. “Essa (segunda) dica é importante principalmente para a cerveja, que é diurética e desidrata facilmente”, explica. Além diminuir a embriaguez, a água ajuda a amenizar uma possível ressaca no dia seguinte.
 
Caso haja exegero na bebida, a nutricionista sugere que sejam consumidos produtos doces antes mesmo de dormir. “O consumo de bebidas alcoólicas causa hipoglicemia e o açúcar ajuda a diminuir a sensação de embriaguez”, explica. No dia seguinte, o ideal é consumir alimentos leves e se hidratar com sucos e bastante água.

Dicas

- Priorize saladas, frutas em forma natural, frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) e carne branca sem pele. Não abuse dos carboidratos (arroz, massas e produtos com farinha).
 
- Prefira fazer a ceia cedo, entre 21h ou 22h, já que dormir logo após refeições pesadas pode prejudicar a digestão.
 
- Alimente-se antes de tomar bebidas alcoólicas e alterne o consumo com água. Além diminuir a embriaguez, a água ajuda a amenizar uma possível ressaca no dia seguinte.
 
- Caso exagere na bebida, consuma consumidos produtos doces antes mesmo de dormir. No dia seguinte, o ideal é consumir alimentos leves e se hidratar com sucos e bastante água.

Bebidas adequadas

É importante escolher com cuidado o tipo de bebida que acompanha a ceia de Natal, alerta o diretor do Divino Mercato, Frederico Loriggio. Para combinar com o peru e os acompanhamentos doces (frutas caramelizadas, castanhas, fios de ovos e frutas secas), o ideal, segundo ele, é escolher vinhos com a mesma sensação de doçura dos alimentos, como os brancos sul-americanos e uvas Chardonnay e Pinot Noir.

Tender e carne de porco são pratos que requerem vinhos tintos de médio corpo ou encorpados, explica Loriggio. Para carne vermelha, uma opção é o Cabernet Sauvignon.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895