Obra do DEP causa transtornos na zona Sul de Porto Alegre

Obra do DEP causa transtornos na zona Sul de Porto Alegre

Órgão trabalha para realizar troca de rede de esgotos na Vila Nova

Marcos Koboldt / Rádio Guaíba

Obras iniciaram no ano passado na Atílio Supertti com Monte Cristo

publicidade

Uma obra que ocorre desde o ano passado no bairro Vila Nova causa transtornos aos moradores da zona Sul de Porto Alegre. Os trabalhos ocorrem nas proximidades da esquina entre as ruas Atílio Supertti e Monte Cristo, onde um condomínio construído abaixo do nível da via fica alagado em dias de chuva. Para resolver o problema, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) está fazendo uma nova rede de esgotos, mas engenheiros foram ao local na manhã desta quinta-feira para verificar as queixas dos vizinhos.

Durante os trabalhos foram localizadas rochas subterrâneas, que prejudicaram o andamento da obra. Para seguir com o serviço, os funcionários do DEP passaram a dinamitar as pedras. Moradores da região reclamam dos prejuízos causados pelas explosões. Conforme a vizinha do condomínio Tânia Rochembach, além da poeira e do barulho, ocorreram rachaduras nos imóveis. "Vão resolver o problema de uns, mas vão prejudicar os que já estão morando. Nossas casas nunca tiveram problemas e agora estão tendo um atrás do outro", contou.

Tânia relatou ainda que ônibus e lotações não passam mais na rua, obrigando as pessoas a se deslocarem para outras paradas. Donos de estabelecimentos comerciais, como farmácias e oficinas mecânicas, também contabilizaram prejuízos em função da redução de clientes.

A obra já havia sido interditada, mas recebeu liberação para prosseguir. Segundo os técnicos do DEP, será feita uma comparação do estado atual das casas e do comércios com o levantamento fotográfico realizado antes do início do serviço. Caso constatado que as rachaduras foram causadas pelo serviço, o órgão irá providenciar o conserto.

Os engenheiros comunicaram que a obra ficará parada por cerca de uma semana para que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) faça a substituição da rede de distribuição. A medida visa evitar que moradores da região tenham o abastecimento de água interrompido em razão dos trabalhos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895