person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Obra do Largo dos Açorianos está em fase de conclusão

Apesar disso, Smam informou que ainda não há uma data para a inauguração do espaço

Ordem de início da reurbanização foi assinada em outubro de 2016 | Foto: Guilherme Testa

As obras do Largo dos Açorianos, no Centro de Porto Alegre, estão em fase final de conclusão, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smam). Porém, a secretaria informou nessa sexta-feira que ainda não há uma data para a inauguração do espaço. 

A estrutura, que poderá ser utilizada em breve pela população, contempla dois espelhos d'água em níveis distintos, interligados por uma queda d'água. A ordem de início da reurbanização foi assinada no dia 3 de outubro de 2016, com a empresa Elmo Eletro Montagens Ltda, vencedora do processo de licitação. O custo da obra é de R$ 5,4 milhões.

Recuperação

No local, já foi concluída a recuperação de dois monumentos históricos: a Ponte de Pedra e o Monumento aos Açorianos localizado próximo da avenida Loureiro da Silva. Os recursos são provenientes do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente que tem a finalidade de prestar apoio financeiro a atividades, obras, projetos, serviços e equipamentos para o aparelhamento, aperfeiçoamento, e modernização da gestão ambiental na cidade. O projeto prevê passeios com acessibilidade, taludes e escadarias e a colocação de bancos e lixeiras.

A Ponte de Pedra, uma das atrações do Largo dos Açorianos, foi construída em 1848 no governo do então presidente da Província, Luis Alves de Lima e Silva (futuro Duque de Caxias).  A estrutura executada por escravos substituiu a antiga ponte de madeira que ligava o centro de Porto Alegre ao Arraial da Baronesa e à zona Sul da Capital. Em meados do século XX com a canalização do riacho (atual Arroio Dilúvio), a obra perdeu sua função.

A Ponte de Pedra apresentou problemas ocasionados por infiltrações de águas pluviais, vandalismo (pichações) e pelo elevado nível do lago, que deixava parte dos pilares submersos o que provocou danos na estrutura. A Ponte de Pedra, também chamada de Ponte dos Açores, é composta por três arcos plenos, apoiados em duas fundações enterradas nas margens do antigo riacho e sobre dois pegões de pedra aparelhada.

Transformada em monumento urbano, a Ponte de Pedra foi tombada pela Prefeitura de Porto Alegre em 1979 e ganhou um espelho d’água sob os seus três pilares em arco.

Correio do Povo