Obras da Ferrovia Norte-Sul devem ter início no Rio Grande do Sul até 2013

Obras da Ferrovia Norte-Sul devem ter início no Rio Grande do Sul até 2013

Prazo depende da conclusão do trecho no município paulista de Estrela D’Oeste

Marcos Koboldt / Correio do Povo

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As obras da Ferrovia Norte-Sul devem ter início no Rio Grande do Sul até 2013. A informação foi dada nesta sexta pelo secretário de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato. O prazo depende da conclusão do trecho no município paulista de Estrela D’Oeste. A expectativa é que dentro de seis anos a obra chegue até o Porto de Rio Grande. A situação das ferrovias no Estado foi tema de seminário promovido pela Assembleia Legislativa em parceria com a Frente Parlamentar das Ferrovias da Câmara Federal. Na ocasião foi lançada a Carta de Porto Alegre.

A Ferrovia Norte-Sul começou a ser construída no governo do presidente José Sarney, na segunda metade da década de 1980. Hoje, segundo o governo federal, 1,5 mil quilômetros já estão prontos. O Ministério dos Transportes prevê a extensão de total de 4,4 mil nos próximos oito anos, contando com o trecho do Sul do país.

O Rio Grande do Sul possui hoje uma malha de 3.259 quilômetros de linhas e ramais ferroviários. Privatizado há mais de duas décadas, o transporte ferroviário do país é alvo de investigações de órgãos federais. “O não cumprimento de contratos pela América Latina Logística, segundo estudo do Ministério Público Federal, pode ter gerado prejuízos na ordem de R$ 40 bilhões”, disse o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), vice-presidente da região Sul na Frente Parlamentar das Ferrovias da Câmara Federal.

O diretor Jurídico da América Latina Logística (ALL), Pedro Almeida, apresentou alguns números do período de 15 anos em que as ferrovias são administradas pela empresa; “Administrados uma malha de 21,3 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e as regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina”, frisou. Almeida afirmou que a ALL aumentou, no período, o volume de grãos transportados em 284%.

“Investimos R$ 6 bilhões, recuperados 3,4 mil vagões e construídos 2,5 mil quilômetros de trilhos”, esclareceu. Ele informou que ainda em 2011 o trecho da ferrovia em Sant’Ana do Livramento deve ser concluído. “Queremos recuperar pelo menos mil quilômetros de trechos com pouca demanda. Vamos atender os municípios de Cruz Alta, São Luiz Gonzaga e Bento Gonçalves”, assinalou.


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