Obras da trincheira na avenida Cristóvão Colombo devem ser concluídas no final de 2020

Obras da trincheira na avenida Cristóvão Colombo devem ser concluídas no final de 2020

O primeiro contrato para realização dos serviços foi assinado em 2012

Cláudio Isaías

O valor total da obra até o momento é de mais de R$ 2,4 milhões

publicidade

Com 94% das obras finalizadas, a trincheira da avenida Cristóvão Colombo, na zona Norte de Porto Alegre, deverá ser concluída no final deste ano, segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim). A secretaria explicou que foi identificada uma infiltração nas juntas de dilatação na passagem inferior da trincheira. 

Os técnicos da empresa responsável pela obra iniciaram uma manutenção na junta de dilatação para resolver o problema. A passagem de veículos na obra prevista para a Copa do Mundo de 2014 foi fechada para que os serviços possam ser concluídos.

Motoristas e pedestres que passam pelo local já identificam boa parte dos trabalhos finalizados. Agora, a empresa trabalha na pavimentação de passeios, na colocação de cerca de telas nos muros e pintura das estruturas. Em breve será executada a pintura de sinalização e a instalação de guarda corpo metálico. O valor total da obra até o momento é de mais de R$ 2,4 milhões.

Foto: Guilherme Almeida

A passagem de nível terá extensão de aproximadamente 200 metros e a trincheira terá dois sentidos de tráfego com duas faixas em cada pista. A estrutura conta ainda com duas alças para acesso local e conversões na Terceira Perimetral. O fluxo da Cristóvão Colombo passará por baixo da rua Dom Pedro II. Atualmente, circulam no cruzamento da avenida Cristóvão Colombo com a rua Dom Pedro II cerca de 90 mil veículos por dia. A intervenção já estava prevista no projeto original da Terceira Perimetral.  

O primeiro contrato para realização dos serviços na trincheira da avenida Cristóvão Colombo foi assinado em 2012. As obras, previstas para a Copa do Mundo de 2014, começaram em 2013, mas foram paralisadas em 2016 por problemas financeiros do consórcio, que paralisaram as atividades. 

Na época, as empresas classificadas em segundo e terceiro lugar não tiveram interesse em seguir com a obra, o que obrigou a prefeitura a lançar uma nova licitação em 2018. Em novembro de 2018, a comunidade e empresários da região se mobilizaram e conseguiram material e, com auxílio da prefeitura, concluíram a alça de acesso Norte/Sul, em maio de 2019, quando o trânsito foi liberado embaixo da III Perimetral.

Operação Tapa-Buracos

Em nota, a Prefeitura de Porto Alegre diz que a Operação Tapa-Buracos segue acontecendo pela cidade atendendo demandas do 156 e outras identificadas pelas equipes nas ruas. No mês de agosto foram 197 vias atendidas.  

"Destacamos ainda que o avanço da requalificação asfáltica no município fez cair em 44% o número de solicitações de tapa-buraco, tendo como comparativo o ano de 2018. Além disso, a prefeitura abriu concorrência para unificar os contratos desta operação e trazer mais qualidade e agilidade no atendimento das solicitações", diz a nota. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895