Obras de revitalização da Orla avançam com início de cercamento de trecho 3

Obras de revitalização da Orla avançam com início de cercamento de trecho 3

Cronograma prevê que obra seja finalizada até novembro de 2020

Eduardo Amaral

Cronograma prevê que obra seja finalizada até novembro de 2020

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As obras de revitalização da Orla do Guaíba chegaram a uma nova fase, com o início do cercamento da avenida Edvaldo Pereira Paiva, que integra o trecho 3 da obra. A ordem para início das obras foi dada no dia 14 de outubro pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, e os primeiros movimentos iniciaram nesta semana. 

Com o cercamento de 1,6 quilômetros entre a Orla do Guaíba e a foz do Arroio Dilúvio, a empresa ACA/RGS, de Portugal, responsável pela obra, começou os primeiros movimentos com início da terraplanagem e topografia. Este início de trabalho foi avaliado positivamente pelo secretário-adjunto do Planejamento Estratégico e Orçamento, Daniel Rigon. “Estamos bem contentes com esse avanço inicial, já tem máquina, terreno está sendo limpo, topografia, isso é muito gratificante.” 

A perspectiva é que a obra seja finalizada até novembro de 2020, mas Rigon esclarece que para o cronograma ser cumprido é necessário que não haja grande alteração no tempo. “Nossa perspectiva é passar o Natal e o revéillon com duas Orlas maravilhosas. Nós temos um problema meteorológico, principalmente nessa área. A gente considerou um padrão de clima, mas se tiver algum fenômeno como El Niño pode ter atraso.”

Os custos da obra estão orçados em R$ 46,17 milhões, e abarcam a construção de ciclovias, áreas arborizadas, instalação de iluminação led, que funcionará 24 horas, três bares, 27 quadras esportivas, além de uma pista de skate projetada para ser a maior da América Latina.  O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, lembra que o valor projetado inicialmente foi de R$ 57 milhões, mas durante licitação houve uma redução de 19,26%. De acordo com Gazen, não deve acontecer novas mudanças no valor da obra. “Não há nenhum tipo de alteração do valor até o momento, foi uma economia interessante mas está dentro dos padrões normais.”

De acordo com Gazen, a ideia é reduzir ao máximo os impactos no trânsito da região, apenas  com mudanças pontuais. “Em um primeiro momento será feita toda uma sinalização provisória, vamos fazer a comunicação antecipada, se houver algum tipo de alteração no trânsito ela será a mínima possível.”Pedestres e ciclistas que ficarão impedidos de acessar o trecho bloqueado, terão um espaço disponibilizado no outro lado da avenida, onde uma faixa no sentido centro-bairro será dedicada para os transeuntes e usuários de bicicleta. 

Nos últimos meses o governo tem anunciado um grande número de obras e mudanças. Rigon descarta qualquer interferência do calendário eleitoral para o ritmo mais intenso de ações do governo. “O que tem acelerado as obras em Porto Alegre é a disponibilidade da prefeitura de ter colocado suas contas em dia. Tanto não tem uma relação com o calendário eleitoral que conseguimos evoluir na saúde e educação mesmo antes.”


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