Obras de revitalização da Usina do Gasômetro devem começar apenas em 2017

Obras de revitalização da Usina do Gasômetro devem começar apenas em 2017

Anúncio do projeto arquitetônico ocorre nesta segunda-feira<br />

Ananda Müller/Rádio Guaíba

Recuperação do prédio da Usina é parte do projeto de revitalização de toda a Orla do Guaíba, que já está em andamento

publicidade

As obras de revitalização da Usina do Gasômetro devem começar, na prática, apenas em 2017. Foi o que confirmou, nesta segunda-feira, o coordenador da Memória Cultural da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, Luis Custódio, em entrevista ao programa A Cidade é Sua, da Rádio Guaíba. Nesta segunda, a Prefeitura detalha o projeto arquitetônico, construído em conjunto com a população.

Ainda no primeiro semestre, foram feitas consultas públicas acerta da revitalização e do aproveitamento do espaço, e esse conjunto de ideias resultou no corpo do projeto. A 3C Arquitetura venceu o edital para a elaboração da peça, que ainda pode sofrer alterações antes de ser colocada em execução. O prazo para essa etapa vence em novembro deste ano.

De forma concomitante, vai ser definido o processo de escolha do modelo de gestão. Conforme Custódio, “não é viável reestruturar o prédio e, em dez anos, perder tudo o que foi feito por erros de gestão”. Já estão garantidos na Usina o processo de formulação de PPCI, espaço para a banda municipal, teatro Elis Regina e um café no terraço. A entrada original, pela continuidade da Rua da Praia, também vai ser reaberta.

A recuperação do prédio da Usina é parte do projeto de revitalização de toda a Orla do Guaíba, que já está em andamento e foi orçada em cerca de R$ 60,3 milhões. O financiamento vem da Corporação Andina de Financiamento, ligada ao Banco Mundial. No trecho de 1,3 quilômetro, estão previstas ciclovias, bares, diques, ancoradouros e passeios. A previsão inicial de conclusão era abril de 2017.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895