Obras do nível inferior da trincheira da Cristóvão Colombo deverão estar concluídas em março

Obras do nível inferior da trincheira da Cristóvão Colombo deverão estar concluídas em março

Retomada da construção somente foi possível em razão do apoio dos moradores da região

Cláudio Isaías

Retomada da construção somente foi possível em razão do apoio dos moradores da região

publicidade

Com 85% dos trabalhos concluídos, as obras no nível inferior da trincheira da avenida Cristóvão Colombo, na zona Norte de Porto Alegre, serão liberadas nos dois sentidos até março. A retomada da construção no final do mês de janeiro deste ano somente foi possível pela prefeitura em razão do apoio dos moradores da região.

As secretarias municipais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e de Serviços Urbanos (SMSUrb) e a Procuradoria-Geral do Município (PGM) firmaram um acordo que possibilitou receber legalmente a doação do material por parte dos moradores. A conclusão do muro de contenção e outros ajustes vão permitir a liberação provisória da trincheira nos dois sentidos até o mês de março. O trecho em obra tem 60 metros e é a passagem por baixo da avenida Dom Pedro II.

Na manhã desta segunda-feira, os trabalhos das equipes estavam concentrados no muro de contenção da passagem de nível na parte inferior da estrutura. Após encerradas as atividades, o fluxo pela Cristóvão Colombo entre as avenidas Plínio Brasil Milano e Benjamin Constant não terá mais bloqueios.

Os motoristas que circulam na avenida Dom Pedro II, no sentido do Norte para o Sul, podem entrar a direita no acesso da avenida Cristóvão Colombo. Já o condutor que está na avenida Cristóvão Colombo pode acessar a avenida Dom Pedro II com destino para a zona Sul da cidade.

Já quem está na avenida Dom Pedro II, no sentido do Sul para o Norte, não pode utilizar os dois acessos laterais que estão bloqueados com restos de materiais de construção. Mesmo com a liberação da pista, as obras da trincheira não estarão concluídas. Restam ainda serviços como as alças de acesso, alargamento da avenida Cristóvão Colombo entre as ruas Honório Silveira Dias e Luzitana e outros muros de contenção.

O primeiro contrato para realização dos serviços foi assinado em 2012, as obras começaram em 2013, mas foram paralisadas em 2017 por problemas do consórcio. As empresas classificadas em segundo e terceiro lugar não tiveram interesse em seguir com a obra, o que fez com que a prefeitura precisasse abrir uma nova licitação em 2018.

As obras da trincheira começaram em março de 2013 e previsão era de que elas estivessem prontas para a Copa do Mundo de 2014 o que acabou não acontecendo. A passagem de veículos na avenida Cristóvão Colombo com a rua Dom Pedro II terá extensão de 198 metros.

A trincheira terá dois sentidos de tráfego de veículos e possuirá largura total de 14,80 metros. O fluxo de carros da avenida Cristóvão Colombo passará por baixo da avenida Dom Pedro II.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895