Obras na trincheira da rua Anita Garibaldi são retomadas

Obras na trincheira da rua Anita Garibaldi são retomadas

Estrutura, que está com 90% dos serviços executados, vai provocar mudanças no trânsito da região

Cláudio Isaías

Obras foram retomadas nesta sexta-feira

publicidade

Os trabalhos da trincheira da rua Anita Garibaldi, segunda obra remanescente da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, foram retomados nesta sexta-feira. A estrutura deverá estar concluída em outubro deste ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior na estrutura montada no trecho localizado entre a avenida Carlos Gomes e a Alameda Raimundo Corrêa, na zona Norte da cidade. A estrutura - que está com 90% dos serviços executados - vai provocar mudanças no trânsito da região.

O prefeito voltou a afirmar que a participação da maioria dos vereadores foi fundamental  para que a obra saísse do do papel. "A compreensão dos vereadores foi que obra parada é prejuízo para os cofres público e prejudica o cidadão", ressaltou. O prefeito afirmou ainda que a trincheira tem o objetivo de qualificar o fluxo do trânsito da Terceira Perimetral. De acordo com dados da EPTC, cerca de 75 mil veículos cruzam por dia a Terceira Perimetral através da rua Anita Garibaldi. O prefeito apelou para que a Câmara de Vereadores vote as reformas que são necessárias para Porto Alegre porque a cidade está falida. "Somos a prefeitura em pior estado financeiro de todas as capitais e a única entre as 27 no vermelho", ressaltou. 



O secretário municipal de Planejamento e Gestão, José Alfredo Parode, disse que a falta de um bom projeto acaba causando transtorno para uma obra que tinha previsão de 12 meses. "Os trabalhos na Anita Garibaldi que serão terminados em outubro de 2018 atingirá seis anos e cinco meses de duração", acrescentou. Conforme Parode, a trincheira começou avaliada em R$ 12,9 milhões e hoje está prevista para chegar a R$ 16,5 milhões. O secretário informou que a construção depende apenas de um alargamento de 150 metros até a Alameda Vicente Carvalho.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que os motoristas precisam ficar atentos às mudanças na circulação de veículos na região. Foi colocada uma sinalização temporária e os trabalhos foram iniciados pelo alargamento da rua Anita Garibaldi (em uma faixa da direita) entre a alamedas Raimundo Corrêa e Vicente de Carvalho. Nesta etapa, a trincheira da rua Anita Garibaldi permanecerá aberta à circulação e operando em duas faixas de tráfego para minimizar as interferências no tráfego do trânsito.

A Alameda Raimundo Correa, entre a rua Furriel Vargas e a Anita Garibaldi, terá acesso local, com sentido duplo de circulação durante a execução dos trabalhos. Quem circular pela rua Furriel Luiz Antônio de Vargas em direção à zona Leste da cidade terá também a alternativa de contornar a praça Japão. A Furriel Luiz Antônio de Vargas permanecerá efetuando a transposição com semáforo, pois atualmente, sem o laço de quadra configurado, o maior volume é o que ingressa à esquerda na Terceira Perimetral - em direção ao Aeroporto Internacional Salgado Filho e a zona Norte da cidade.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895