person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Oeste do RS deve enfrentar nova enchente nos próximos dias, alerta MetSul

Enchentes devem atingir as cidades banhadas pelo Rio Uruguai na Fronteira Oeste, como Porto Xavier, São Borja, Itaqui e Uruguaiana

Rio ibirapuitã ainda está 1,70 metros acima da cota de inundação | Foto: Allan Silveira / PMA / Divulgação / CP

A MetSul alerta que o Oeste do RS voltará a sofrer com enchentes nos próximos dias. A região ainda enfrenta cheias, que causaram inundações nas bacias dos rios Vacacaí, Ibirapuitã e Quaraí. Os municípios de Quaraí e Alegrete foram os mais atingidos. Agora, as enchentes devem atingir as cidades banhadas pelo Rio Uruguai na Fronteira Oeste, como Porto Xavier, São Borja, Itaqui e Uruguaiana.

Além disso, a MetSul adverte que a cheia do Rio Uruguai pode ser de média a grandes proporções, tamanha a quantidade de água que está por descer na bacia. O rio, que no verão deste ano estava muito baixo e com as pedras à vista pela estiagem, agora exibirá imagens de grande cheia. As cotas vão bater as de 2021 e do começo do outono deste ano.

Em São Borja, a régua argentina media em Santo Tomé, no lado argentino, 8,04 metros ao meio-dia da quinta. À meia-noite, o nível era de 6,69 metros. E quarta, ao meio-dia, 5,97 metros. Ou seja, o Rio Uruguai sobe muito rapidamente.

Mais ao Norte, na fronteira da Argentina com o Noroeste gaúcho, as cotas já eram de alerta na quarta e se aproximavam da cota de inundação. Em Porto Xavier, o nível do Uruguai estava em 7,5 metros ao meio-dia contra 4,1 metros no mesmo horário do dia anterior e subia rapidamente.

MetSul