Oito imigrantes desembarcam em Porto Alegre

Oito imigrantes desembarcam em Porto Alegre

Grupo com três dominicanos e cinco haitianos chegou no final da noite dessa sexta-feira

Jézica Bruno

Oito imigrantes desembarcam em Porto Alegre

publicidade

Mais um ônibus desembarcou oito imigrantes haitianos e dominicanos no final da noite dessa sexta-feira, na rodoviária de Porto Alegre. A maioria já possui um contato no Estado e não deve permanecer no Centro Vida Humanístico, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), criado para acolher os imigrantes que chegam, muitas vezes, sem dinheiro ou um lugar para dormir. Os cinco homens e três mulheres são os últimos do 3º convênio firmado com o governo.

A imigração de haitianos começou a ganhar força em 2011, após o terremoto que atingiu o Haiti em 2010 e provocou a morte de mais de 300 mil pessoas. No entanto, em novembro do ano passado, o governo do Acre enviou ônibus com imigrantes para outros Estados brasileiros, o que intensificou as viagens e obrigou uma reunião em Brasília para que a comunicação pudesse ser estabelecida entre os Estados.

Conforme o secretário municipal de direitos humanos Luciano Marcantônio, desde 2011 até este ano 60 mil imigrantes entraram no Brasil pelo Acre. Destes, 4 mil chegaram a Porto Alegre. “A imigração começou em 2011, mas foi em novembro de 2014, com a intervenção do governo federal, que iniciaram as viagens oficiais e as cidades começaram a se mobilizar para recebê-los”, explicou.

Os imigrantes buscam emprego em cidades gaúchas e trazem para o Brasil a esperança de construir uma vida melhor. Segundo dados da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), de 2011 até este ano mais de 6,9 mil imigrantes se inscreveram no Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado. Destes, 969 conseguiram emprego. Somente neste ano, na Capital, 237 pessoas foram estabelecidas no mercado de trabalho.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895